Avaliar Para Quê?



Avaliar Para Quê?

É Proibido Reprovar

     A organização da escola em Ciclos de Formação se torna uma avançada forma de currículo, na medida em que a própria estrutura da instituição e o sistema que a mantém volta-se para as reais necessidades educativas dos alunos (e não ao contrário, como fazia a escola seriada), respeitando, sobretudo os ritmos individuais de aprendizagem e desenvolvimento, pela superação das interrupções artificiais que Montessori nos apresenta ainda em 1909.

     As maioria das instituições entendem que o Ciclo é a não aplicação de avaliação, a rigor, a concepção de avaliação formativa diagnóstica, visando determinar a presença, ou ausência, de conhecimentos e habilidades.

     Avaliação formativa emancipatória caracterizando-se como um processo de descrição, analise e critica de uma dada realidade, visando transformá-la. A Dialética, Libertadora e Dialógica enfim, permanecem.

      O Ciclo remata esta concepção na medida em que a livra da necessidade de ter de classificar e reprovar.

     Cabe a cada instituição de ensino pela autonomia que a mantém, realizar avaliações para verificar o nível de aprendizagem, avaliar para diagnosticar, até porque onde instituição de ensino é ciclada, a mesma é cobrada por não avanços no Ideb, por Prova Brasil ou Olimpíadas disto e daquilo entre outras avaliações criadas pelas mesmas pessoas que defendem a Escola Ciclada mas promovem e realizam avaliações totalmente formuladas de modo classificatório. Em termos de avaliação e legislação, o fator primordial interveniente na organização da escola em Ciclos de Formação não é justamente o fim da avaliação classificatória?

     Para Vasconsellos  esta novidade é que constitui um avanço institucional. Mas é também um campo de possíveis equívocos e discórdias, em decorrência de distorções historicamente acumuladas.

Evandro A. Sirqueira é Pedagogo na EE Pref. Artur Ramos - Jaciara MT

Referências Bibliográficas

VASCONCELLOS, Celso dos S. Superação da Lógica Classificatória e Excludente da Avaliação: do “é proibido reprovar” ao é preciso garantir a aprendizagem, 3a ed. São Paulo: Libertad, 2000.MONTESSORI, Maria. A Descoberta da Criança, Aakar Book, 1909__________Avaliação da Aprendizagem: Práticas de Mudança - por uma práxis transformadora, 3a ed. São Paulo: Libertad, 2000. 

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