Tubos - Suas Diversidades



Os tubos na generalidade estão presentes em tudo aquilo que nos rodeia, mesmo que nem sequer nos apercebamos disso. Eles existem nos prédios, dentro das habitações, nas fábricas, nas lojas, nas ruas, enfim, por todo o lado mesmo e com uma infinidade de utilidades.

Existem diversos tipos de tubos e sua composição depende da sua função. Entre eles os mais usados são os tubos de aço, ferro, cobre, alumínio e plástico, e dentro dos tubos de aço as suas ligas variam entre tubos aço carbono, inoxidável e galvanizado.

Os tubos de PVC ou plástico servem principalmente para o transporte de água fria com pressão alta e existem em diversos tamanhos, para o transporte de água quente existe uma variante que é chamada de tubo CPVC que é mais flexível suportando assim temperaturas mais elevadas.

O tubo de cobre é mais utilizado em aplicações domésticas, é composto por um metal (cobre) muito resistente à corrosão e pode igualmente suportar temperaturas elevadas.

O tubo de aço inoxidável é o menos utilizado devido ao seu custo mais dispendioso. È um tipo de tubo usado principalmente pela indústria naval devido à sua composição que suporta a corrosão provocada pela água salgada, o que não acontece com a maior parte dos outros tubos de metal. Apesar de mais dispendioso é o melhor de todos os tubos de aço devido à sua resistência e durabilidade, o que compensa a longo prazo o valor investido na sua compra.

O tubo galvanizado é um tipo de tubo utilizado dentro das habitações para transportar água de dentro para fora e vice-versa, este tipo de metal galvanizado protege contra a oxidação, atualmente é um tipo de tubo que está sendo cada vez menos utilizado, sendo substituído pelo tubo PEX que é um material menos dispendioso e tão durável como o galvanizado.

O aço carbono é uma liga utilizada na composição de tubos de aço que lhes proporcionam dureza e resistência. Esta liga tem 3 graus de classificação consoante sua aplicação (não sendo somente utilizada no fabrico de tubos). O grau mais baixo é de menor resistência e rigidez e é utilizado no setor automóvel e construção civil. O grau médio, com uma rigidez superior, é utilizado em engrenagens, peças de máquinas e setor de ferrovia. O de grau mais elevado, o tipo de aço mais resistente e durável é muito utilizado em ferramentas.

Estes são alguns dos exemplos dos tipos de tubos existentes e suas aplicações, mas muito fica por dizer. Se pretende saber mais confira e escolha o mais ajustado às suas necessidades.

alt


Autor:


Artigos Relacionados


Tubos Industriais Tubonasa

Tubos Industriais

Tubos De Aço Com Costura

Tubos De Aço

Sabe Onde Se Usam Os Tubos De Aço?

Os Diferentes Tipos De Tubos - O Aço Carbono E O Metalon

Tubos Industriais