O que usar em curativos



Antigamente os curativos das feridas eram feitos com vários tipos de substancias, tais como mel, própolis, e até graxa.

No ano de 1884 foi criado o tratamento com anti-séptico. Tornou-se comum o uso de mercúrio-cromo (que não arde mas mancha de vermelho) e posteriormente o merthiolate (incolor e que não arde). A função de ambos é combater as bactérias. No entanto, como em sua composição consta o mercúrio, que é tóxico, seu uso vem sendo proibido.

O mercúrio é absorvido pela pele e tem efeito cumulativo no organismo, o que é nocivo à saúde. Em várias ocasiões, através do mundo, em localidades do Japão, Irã, Guatemala e Paquistão ocorreram contaminações de rios e peixes, o que causou, também, a contaminação dos moradores dessas localidades. A partir daí, por consenso mundial da sociedade médica, o uso de produtos que contenham mercúrio vem sendo abolido sistematicamente.

Os curativos de feridas profundas devem ser feitos em pronto-socorro ou hospital. Nas feridas mais simples, deve-se lavar o local com sabão e água, esfregando-se vigorosamente, para que a ferida fique bem limpa. Não é aconselhável cobri-la, mas, caso seja necessário, deve-se colocar compressa com um pouco de vaselina, para que o curativo não grude no machucado.

As pessoas diabéticas devem tomar cuidado redobrado com qualquer tipo de ferimento, uma vez que a maior quantidade de açúcar no sangue, dificulta a cicatrização, o que pode acarretar sérias complicações, tais como necrose do tecido, podendo levar à amputação do membro ferido.

Atualmente, para feridas mais graves existem alguns tratamento e produtos de ultima geração. Quanto ao tratamento, podemos citar a "oxigenoterapia hiperbárica" (aumenta a velocidade da cicatrização da ferida através do fornecimento de oxigênio puro em câmara pressurizada). Quanto ao produto existe a "cobertura a base de hidrocoloide", essa cobertura é composta de filme de poliuretano ou espuma externa, com a substancia carboximetilcelulose como material interno. Esse tipo de cobertura propicia alívio da dor, mantém a temperatura ideal para a regeneração da pele, mantém a umidade, entre outras vantagens. Seu preço elevado, no entanto, dificulta a aquisição desse tipo de produto pela maior parte da população, tornando sua oferta reduzida.

Já, quanto aos demais produtos utilizados em curativos, tais como, compressas, gases, água oxigenada, esparadrapos e etc pode-se encontrar em farmácias, dentre as quais a ultrafarma, pioneira em oferecer seus produtos através da internet e com entrega à domicílio.

alt


Autor:


Artigos Relacionados


Lista De Itens Que Você Não Pode Enviar Através De Uma Empresa De Transporte

Tratamento De Lesão De Pele Acarretado Pela Arranhadura De Gato Em Adulto: Relato De Experiência

Prevenção Com Uso Diário De álcool Gel

Suplementos Alimentares

Acidentes, Que Podem Vir A Acontecer Em Nossos Lares

Como Os Cremes Antirrugas Podem Eliminar A Pele Rachada E Os Olhos Inchados

Cuidado Com Baterias E Pilhas, - Poluição E Doenças