A Importância do Endomarketing para a Produtividade



A Importância do Endomarketing para a Produtividade

 

O Endomarketing esta sendo uma das ferramentas mais eficientes nas áreas de administração, tem a função de captar elementos e estratégias do marketing convencional, que é utilizado na comunicação do ambiente externo das empresas para utilizá-las no ambiente interno das empresas. O endomarketing é direcionado para a comunicação interna das organizações promovendo uma ligação com os conceitos dos recursos humanos.

As técnicas do endomarketing são colocadas em ação para criar vínculos entre o produto, o empregado e o cliente. Tratando o funcionário como um cliente.

Com a agitação dos dias de hoje, os trabalhadores passam no mínimo um terço de suas vidas no trabalho, em ambientes muitas vezes rígidos, desagradáveis ou ate mesmo com serviços árduos, por tanto não é correto dar menos importância para os funcionários do “chão de fabrica”, que e adquirem uma carga horária elevada e com tarefas extras após o expediente podendo prejudicar-los diretamente em sua vida pessoal e prejudicar indiretamente o desempenho e a produtividade do funcionário na empresa. Por tanto não se deve menosprezar a importância dos processos de comunicação interna, e uma das ferramentas a serem utilizadas é a pesquisa informal interna, para descobrir o nível de satisfação dos funcionários estarem na empresa e se estão felizes, para serem criadas ações internas para corrigir as interferências que as empresas podem causar na vida dos funcionários.

O bem estar dos funcionários dentro das empresas é extremamente importante e lucrativo, entende-se que funcionários felizes são iguais funcionários produtivos, gerando benéficos para ambos.

Ha diversas estratégias e ferramentas para alavancar a qualidade de vida no ambiente profissional, observa-se que algumas ferramentas são indispensáveis para esse processo de comunicação interna.

A comunicação que é primordial para o existência de uma sociedade, pode ser feita dentro das empresas com vídeos institucionais, manuais educativos e de integração, cartazes motivacionais, canais diretos como uma ouvidoria interna ou caixinha de sugestões, palestras com novidades e inovações da empresa, grife interna como vestuários e acessórios, convenções internas como grêmios fazendo divulgação das atividades internas, intranet que da acesso as informações corporativas e radio interna.  

Essas ações voltas a comunicação interna das organizações facilita na convivência dos ambientes profissionais, estimulando que as tarefas que antes eram executadas sem muito capricho, comecem a ser executadas com perfeição.

Segundo (BRUM,1998) “O principal objetivo do endomarketing é fazer com que todos os funcionários tenham uma visão compartilhada sobre o negocio da empresa,incluindo itens como gestão, metas, resultado, produtos, serviços e mercados nos quais atua”. Entende-se que “vender” o produto primeiro para o funcionário é extremamente importante quanto vender para o cliente, é necessário torná-lo cúmplice do negocio e indispensável para o crescimento da empresa.

Observa-se que a produtividade é a peça chave das organizações, pois é baseada na produtividade da empresa que é desenvolvido novas metas e planejamentos. Entende-se que produtividade é medir a quantidade produzida em função dos recursos ou tempo utilizado. Muitas vezes a produtividade de uma empresa depende da agilidade do funcionário, o mesmo estando desanimado tende a realizar as tarefas com pouca agilidade, se o funcionário estiver satisfeito com a empresa produzira no mínimo o dobro do que estava produzindo e com mais qualidade, se o produto depende de acabamentos manuais terá melhor qualidade, gerando maior satisfação do consumidor final e com isso gerando satisfação do proprietário da empresa.

Segundo Kotler (2000, p.44) diz que o marketing interno deve preceder o marketing externo. “Não faz sentido prometer serviço excelente antes dos funcionários da empresa estarem prontos para fornecê-lo”.A final se o funcionário não acreditar ou aprovar o produto será uma propaganda negativa, mas se for um funcionário que admira e aprova o produto será uma grande propaganda positiva e gratuita que será feita.

Portanto é visível que desenvolver ações de endomarketing nas empresas é praticamente um investimento que beneficiará a empresa em geral, e conseqüentemente os clientes.

 

 

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

BRUM, Analisa de Medeiros. Endomarketing como estratégia de gestão: encante seu cliente interno. Porto Alegre: L&PM, 1998. 180p.

KOTLER, Philip. Administração de Marketing: a edição do novo milênio / Philip Kotler; tradução Bazán Tecnologia e Lingüística; revisão técnica Arão Sapiro. São Paulo: Prentice Hall, 2000. 764p.


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