Endomarketing: Público interno e sua produtividade.



Nós dias de hoje, sabemos que estamos na era da competitividade quanto mais rápido e ágil possamos ser nos facilitará. No mundo mercadológico também, assim como podemos ver nas empresas que utilizam os serviços de funcionários que nem sempre sabe qual é o seu real motivo de estar ali trabalhando insatisfeitos, que só quer chegar ao final do mês e ter o seu salário sem ao menos pensar será que eu fiz está de acordo com o que a empresa deseja.

Mas isso vem da falta de informação da empresa para com os funcionários sobre o que a empresa deseja e quer alcançar, como por exemplo, sua “missão, valores, visão”. Com isso a técnica de endomarketing que é utilizada nas empresas vem aumentando a sua produtividade que é o marketing voltado para os clientes internos (funcionários).

Porque o funcionário é um dos maiores colaboradores dá empresa, sendo assim você valorizando seus serviços e dando palestras e programas de incentivo ele poderá se sentir melhor e perceber que faz parte da empresa num todo e não só como um simples funcionário.

Para que isso seja estabilizado e tenha uma melhoria na empresa, precisamos criar um processo de implantação dentro da mesma, nesta implantação deve se colocar alguns instrumentos operacionais que Brum (1998) cita:

  • Confecção de vídeos institucionais e apresentação de produtos.

Para que o funcionário tenha contato direto e possa conhecer como é vendido e até mesmo como é mostrado para o cliente o seu produto/serviço.

  • Jornal interno com a utilização de encartes. Por exemplo, para que funcionário saiba o que acontece em todos os setores da empresa e notícias de melhoria com que façam se sentir mais motivados.
  •  Canais diretos, Reuniões com diretores e gerencia.
  •  Manuais Técnicos que apresentam os lançamentos dos produtos e serviços na tecnologia.
  •  Cartazes motivacionais
  •  Rádio interna, vídeo Jornal para estar divulgando as notícias da empresa e seus lançamentos.
  • Manual de integração que será muito utilizado para divulgar a cultura organizacional.

 

Acima estão apenas algumas maneiras e atividades que podem ser aplicadas nas empresas sem muito custo, porque podem ser executadas pelos próprios funcionários do departamento de recursos humanos e ate mesmo o operacional dando dicas e sugestões de como seria melhor para que aconteça essa implantação.

Com isso a empresa que escolher ter o endomarketing, e o aplicar têm mais chances de ter funcionários mais dispostos a trabalhar, pois recebem um incentivo maior e podem chegar as suas metas facilmente e agregando qualidade ao produto e serviços que será entregue.

Está inovação de ter um marketing interno foi registrada e também criada pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (INPI) em 1995 por Saul Faingaus Bekin. Ele fala que a empresa ou organização é um organismo vivo e o primeiro público que empresa tem que conversar e ‘’vender’’ o seu produto é para os seus funcionários o público interno. Para Saul. O endomarketing é indispensável para o sucesso de todas as empresas.

Podemos perceber que sim, o endomarketing é muito importante para uma empresa para manter o contato com os funcionários e deixar o ambiente de trabalho mais “leve” e agradável, com que seu público interno entenda o sentido daquela empresa o seus valores e missões.

Que no começo eles nem imaginariam ter essas informações e saber que a empresa não os vê como apenas máquinas e sim como seres humanos que ajudam nesta produtividade.

Para que o endomarketing dê certo é preciso que as duas partes (empresa/funcionário). Pensem como uma aliança e se encaixe, e que haja uma habilidade para lidar com a situação sendo implantada. E que usem toda sua força de vontade para realizar suas missões, e sem esquecer-se da experiência de ambos. Assim o endomarketing aumentará produtividade da empresa e satisfação dos funcionários.

 

Bibliografia

BRUM, Analisa de Medeiros. Endomarketing como Estratégia de Gestão. Porto Alegre:L&PM,1998.


Autor:


Artigos Relacionados


A Aplicação Do Endomarketing Nas Organizações.

A Importância Do Endomarketing Nas Organizações

Endomarketing Corporativo

Empresas Atuam No Endomarketing

As Organizações E O Processo De Busca Do Comprometimento Do Seu Cliente Interno

A Importância Do Endomarketing Para A Qualidade Do Serviço

Tranformando Empregados Em Colaboradores AtravÉs Do Endomarketing