Luxo: Definição e caracteristicas



Luxo: definição e características

 

 

Etimologicamente, "luxo" e "luz" têm a mesma origem, vêm do latim "lux", que significa "luz". Como se pode verificar na definição acima transcrita, a referência à luz provavelmente associa-se com conceitos como brilho, esplendor, distinção perceptível ou resplandecente (BRAGA, João; 2004 apud GALHANONE, Renata Fernandes; 2012).

Estudos revelam que desde os tempos mais primórdios o homem tem necessidade de mostrar a sua superioridade perante outros da mesma espécie.

Nos dias de hoje, aquele que não possui um celular, por exemplo, é visto pela sociedade como uma pessoa completamente desatualizada ou “desligada” do mundo atual. Sendo assim, o mercado acaba percebendo essa necessidade e criando modelos cada vez mais modernos e mais caros.

 O conceito de luxo deve ser definido sem o apoio das marcas de luxo. Este conceito tem natureza dinâmica e se materializa em um objeto, marca ou serviço. A definição embasa o trabalho com as marcas e bens de luxo e possibilita aos gestores assegurarem a continuidade do negócio da forma pretendida e não ao acaso. O luxo existe em função da distinção social, do conhecimento embutido no consumo e das suas representações (STREHLAU, Suzane; 2008, p.23).

Desde o processo de colonização do Brasil ficava clara a tentativa de formar uma pequena elite, caracterizada por proprietários de terra, que se tornavam por esse fato, diferentes e superiores aos outros. Notava-se que esse grupo tinha necessidade de ostentar o material que estava sob suas posses, com o único propósito de mostrar a sua superioridade.

Começava-se ali um processo de distinção de classes, que seria formado por um grupo com plenas condições de adquirir qualquer produto, independente do seu valor, e por outro grupo que teria apenas a capacidade de satisfazer as suas necessidades mais básicas.

Através desse processo, estavam sendo formadas técnicas para a criação e desenvolvimento de produtos e serviços para um determinado segmento e classe, que foram aprimoradas e hoje são utilizadas pelos profissionais da área de marketing para agregar valores aos seus produtos.

O que vem a mente quando ouvimos a palavra luxo? Certamente coisas caras, de alta qualidade, fúteis e que só os ricos e milionários podem ter. De certo modo, essa é a pura realidade e definição do luxo; porém, veremos que nesse mundo de glamour, existem diversos elementos muito bem trabalhados e estudados para agradar aos mais exigentes e fiéis consumidores.

Através de filmes e documentários do segmento, podemos notar o luxo associado ao requinte nos detalhes dos enfeites e utensílios, nas comidas servidas e principalmente nos convidados muito bem vestidos, dotados de roupas de grandes grifes, carros luxuosos de grandes marcas e equipados com o que há de mais moderno no mercado.

Bens de luxo caracterizam-se por seu alto valor e sua difícil acessibilidade, ou seja, não é necessariamente o preço que torna um produto luxuoso e sim a sua importância perante a sociedade e a escassez destes no mercado.

Percebemos que muito mais do que um nome, a marca agrega um grande valor aos seus clientes, podendo nos remeter a lembranças do passado ou nos dar a sensação de que aquilo pode fazer parte do futuro. Nota-se que a marca é importante; porém, o valor agregado a ela é o que torna mais valioso para este cliente.

Para as pessoas que pertencem ao grupo do luxo, nem sempre os seus produtos são considerados luxuosos, pois estes fazem parte de seu cotidiano. Já para aqueles pertencentes a uma classe inferior, a maioria dos produtos adquiridos pela primeira são de maior luxo.

O que acontece com frequência é um tipo de consumo chamado de autorrealização, no qual a pessoa busca obter um status, mesmo que temporário, de um produto que não condiz com o seu nível social e com as suas condições financeiras. Desta forma, os mesmos utilizam-se de facilidades de crédito, hoje existentes no mercado, para assim desfrutarem de todos os seus desejos.

Algumas marcas tornam-se popularmente luxuosas devido as suas origens. O modo de fabricação, o local onde é produzido e a distância para onde ele será adquirido muitas vezes torna-se fundamental para a caracterização de um produto de luxo, pois o que para a grande maioria é considerado elemento básico e rotineiro em seu local de origem, pode vir a ser de grande valor e glamour em outros lugares mais distantes.

Por fim, o luxo representa parte de um segmento do mercado mundial que pode e deve ser muito bem explorado e trabalhado principalmente pelos profissionais de marketing a fim de evitar o declínio natural das marcas e manter a estabilidade das mesmas.

 

Referências bibliográficas

 

GALHANONE, Renata Fernandes. O mercado de luxo: aspectos de marketing. Disponível em Acesso em 16 de setembro de 2012 às 14:58h.

 

STREHLAU, Suzane. Marketing do luxo. São Paulo: Cergage Learning, 2008


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