Como surgiu o bolo de casamento



Nada melhor do que ser convidado para uma festa de casamento. Além de ser testemunha da união de pessoas que se amam, depois vem a comemoração com a festa.

Apesar de todo o trabalho que se tem para organiza-la, é uma das cerimônias mais desejadas pela maioria das mulheres. Todas as noivas que desejam festejar sua união com o amor de suas vidas, sonham com a festa de casamento, o vestido de noiva, o bolo do casamento.

O bolo é a peça principal da decoração da festa. Todas as convidadas, logo que chegam ao salão, procuram pelo bolo, para ver o estilo, cor, tamanho, quantidade de andares, o enfeite do topo de bolo.

A tradição do bolo de casamento é antiga. Na Roma antiga, usavam-se pequenos bolos de trigo e mel, que não eram degustados pelos noivos ou convidados, mas, sim, esfarelados sobre a cabeça da noiva para proporcionar-lhe prosperidade e fertilidade.

Já na antiga Grécia ofertavam-se aos convidados, biscoitos de gergelim e mel, uma alusão aos momentos doces e salgados que existem em toda união.

Na Idade Média surgiu o costume dos convidados levarem pequenos bolos de presente para os noivos. Estes bolos eram colocados uns sobre os outros e os noivos deveriam beijar-se sobre a pilha de bolos, sem derrubá-los, para terem sorte no casamento. Daí surgiu o bolo em camadas.

No século XVII, na França, surgiu o bolo de casamento que deu origem aos que se vêm hoje em dia. Atualmente, o bolo de casamento não pode faltar, passou a ser um detalhe importantíssimo da festa. Existem, inclusive os especialistas em confeccioná-los, os "cakes designers".

As noivas têm todo um ritual sobre escolha do tipo de bolo, cores a serem usadas, tipos de massas das várias camadas, sabores de recheios, estilo da decoração (se tradicional ou moderna), bem como, o estilo do enfeite do topo de bolo. Este ultimo detalhe, dá um toque todo especial ao bolo.

Existem os topos de bolo de casamento mais tradicionais, como o casal de noivos de porcelana, até os mais modernos, como casais de noivos de biscuit, com feições parecidas com as dos nubentes e em situações engraçadas.

O momento de cortar o bolo é todo especial e tem significado de partilhar o futuro. A primeira fatia deve ser cortada pelos noivos e o primeiro pedaço deve ser degustado pela noiva, seguida do noivo. É o momento em que todos os presentes brindam à felicidade do novo casal.

alt


Autor:


Artigos Relacionados


Como Escolher Noivinhos Para Bolo De Casamento?

Dicas Para Escolher O Bolo De Casamento Ideal.

Noivinhos De Bolo De Casamento São A Cereja Em Cima Do Bolo!

Pensando Em Comemorar? Escolha Um Topo De Bolo Para Sua Festa!

Casamento: Contratar Alguém Ou Entrar No Modo Faça Você Mesmo?

As Escolhas Para O Seu Bolo

Do Topo De Bolo Ao Local Da Festa, Pense Em Tudo Para O Seu Casamento!