EJA, Cidadania e Participação Social



EJA, Cidadania e Participação Social

Márcio Antônio Rodrigues

 A cidadania expressa um conjunto de direitos que dá à pessoa a possibilidade de participar ativamente da vida e do governo de seu povo. Quem não tem cidadania está marginalizado ou excluído da vida social e da tomada de decisões, ficando numa posição de inferioridade dentro do grupo social.

Trabalhando com a Educação de Jovens e Adultos (EJA) o conceito de cidadania de cidadania deve fazer parte do nosso vocabulário cotidianamente. É importante que orientemos nossas ações pedagógicas com o objetivo de formar ou consolidar junto aos educandos da EJA entender que como cidadãos devemos fazer o nosso papel, respeitando e participando das decisões da sociedade para melhorar nossas vidas e de outras pessoas, exercendo a cidadania que consiste desde o gesto de não jogar papel na rua, não pichar os muros, respeitar os sinais e placas, não destruir telefones públicos, saber dizer obrigado... até saber lidar como o abandono e a exclusão das pessoas necessitadas, o direito das crianças carentes e outros problemas que enfrentamos na sociedade, como o aumento da violência e da criminalidade.

 Para diminuir ou erradicar tais problemas sociais, é necessário combinar reflexão, debate social, atitudes de contenção e principalmente, participação social. É preciso discutir políticas públicas de uma maneira mais ampla, mais aprofundada, com base em pesquisas, argumentos e com representantes de todas as classes e organizações sociais. O espaço da sala de aula é o lugar para se colocar em prática essas ações. Portanto, o educador/professor da EJA deve assumir a responsabilidade desse compromisso com a cidadania do educando. Nas aulas de Sociologia sempre proponho e fomento debates (algumas vezes calorosos e revoltados) sobre as situações de abandono do indivíduo pela cidadania, ou seja, muitos desconhecem seus direitos e deveres de cidadão. Eu gosto sempre de fazer uma dinâmica onde peço para que os estudantes coloquem em ordem alfabética as palavras DIREITOS e DEVERES. E aí, “não da outra”, muitos se surpreendem com o resultado (DEVERES vem antes de DIREITOS). E assim começamos nosso debate em torno das questões sociais e sociológicas ligadas aos conceitos de cidadania e participação social.   

Não podemos permitir que a idéia de sermos desinteressados da realidade em que vivemos aumente. Enquanto houver uma criança passando fome, não se pode falar em felicidade e, muito menos em cidadania, pois só através da mesma é que iremos alcançar uma melhor qualidade de vida humana, isso deve ser junto aos estudantes da EJA algo muito claro. Por último, é importante assinalar que os direitos da cidadania são, ao mesmo tempo, deveres. Pode parecer estranho dizer que uma pessoa tem o dever de exercer os seus direitos, porque isso dá a impressão de que tais direitos são convertidos em obrigações. Mas a natureza associativa da pessoa humana, a solidariedade natural característica da humanidade, a fraqueza dos indivíduos isolados quando devem enfrentar o Estado ou grupos sociais poderosos são fatores que tornam necessária a participação de todos nas atividades sociais. Acrescente-se a isso a impossibilidade de viver democraticamente se os membros da sociedade externarem suas opiniões e sua vontade. Tudo isso torna imprescindível que os cidadãos exerçam seus direitos de cidadania.

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