Redes Sociais e o Mundo empresarial.



Redes Sociais e o Mundo Empresarial

Introdução

“As redes sociais têm sido uma plataforma desconfortável e confusa para os gerentes de marketing tradicionais” (Kaplan & Haenlein, 2010). Gerentes de marketing tradicionais reconhecem que precisam de uma estratégia social, mas muitos têm questionado sua eficácia como uma plataforma de comércio. Este artigo argumenta sobre a comunicação de marcas e empresas em redes sociais, que é uma extensão essencial do serviço ao cliente.

Marcas e empresas que optam por ignorar as redes sociais como uma plataforma de marketing, estão em geral, escolhendo ignorar seus clientes.

Redes Sociais

As redes sociais estão mudando a maneira de interação de toda uma sociedade.

A rede social, é uma plataforma web, que permite a construção de um perfil de usuário, que é utilizado para se conectar com outros perfis. Esses perfis ligados atuam como uma rede, permitindo que indivíduos visualizem e naveguem através de histórias e acontecimentos, que são colocados na rede, pelos próprios usuários.

Normalmente, os usuários criaram perfis para manter relacionamentos existentes e ainda articular as suas vidas online com os laços que já estão conectados a em suas redes off-line. No entanto, com a expansão da internet, este não é mais o caso. Os indivíduos estão usando sites de redes sociais para criar conexões com outros indivíduos, mesmo que desconhecidos, por muitas razões: para fazer novos amigos, começar um relacionamento, conectar a uma empresa ou explorar o mundo em geral (Donath & boyd , 2004). Nesta sociedade em formação, usuários de redes sociais são expostos a marcas e empresas que criaram uma presença online para anunciar seus produtos e serviços. 

Uma nova maneira de para o Atendimento ao Cliente

Marcas e empresas estão agora expostas, com ou sem a sua permissão, a comunicação com o consumidor tanto positivamente como negativamente, através das mídias sociais. De uma certa forma, a rede social é uma plataforma gigante de atendimento ao cliente, onde os consumidores podem expressar suas opiniões, reclamações, dúvidas e sugestões sobre os produtos e serviços fornecidos por marcas e empresas. Se utilizada de forma criativa, para discutir e compartilhar a mensagem sobre as marcas e empresas, têm o potencial de atingir centenas, milhares e, em alguns casos, os milhões de consumidores conectados em redes sociais. Em vista disso, as marcas e empresas que valorizam a sua base de clientes, precisam se envolver profundamente nas redes sociais, para não perder oportunidades.

Plataformas de Influências sociais

Um passo fundamental para marcas e empresas realizarem antes de encenar sua presença nas redes sociais, é entender qual a necessidade do seu consumidor.

Marcas e empresas precisam estar cientes da influência que sites de redes sociais têm sobre os consumidores. Um estudo realizado pela Economist (conforme citado por Parsons, 2011) mostra que “os consumidores podem ser influenciados pela informação compartilhada através de conexões de rede sociais para tomar decisões sobre compras.” Além disso, “76% dos consumidores confiam em opiniões e comentários publicados on-line por colegas consumidores” (Nielsen, citado por Roach, 2012).

Esta mudança significativa na confiança do consumidor em marcas e empresas, descreve a necessidade de adoção do uso de plataformas sociais e através disto, configurar estratégias que favorecem a comunicação honesta e confiável.

Conclusão

Sites de redes sociais mudaram dramaticamente a maneira como marcas e empresas se comunicam com o mercado. Através de sites de redes sociais, os métodos tradicionais de marketing têm sido revertidos para fornecer uma abordagem de baixo para cima, onde o consumidor é agora um editor, distribuidor e influenciador de uma marca, em uma rede de centenas, milhares e até milhões de usuários interligados. Empresas e marcas, precisam considerar a incorporação de estratégias em redes sociais se quiserem interagir, envolver e ampliar o atendimento ao cliente.

Kaplan, A. M., & Haenlein, M. (2010). Users of the world, unite! The challenges and opportunities of Social Media. Business Horizons 53: 59-68.

Donath, J., & boyd, d. (2004). Public Displays of Connection. BT Technology Journal 22(4): 71-82.( http://smg.media.mit.edu/papers/Donath/socialnetdisplay.draft.pdf

Parsons, A. L. (2011). Social Media from a Corporate Perspective: A Content Analysis of Official Facebook Pages. Proceedings of the Academy of Marketing Studies 16(2): 11-15.

Roach, A. (2012). Word of mouth and consumer reviews ‘most trusted’ by consumers: Nielsen. AdNews. http://www.adnews.com.au/adnews/word-of-mouth-and-consumer-reviews-most-trusted-by-consumers-nielsen

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