Mercado de Luxo, no Brasil



Mercado de Luxo, no Brasil.

 Irônico em um país com tantos problemas financeiros, em que grande parcela da população vive no estado de pobreza, um dos assuntos mais valorizados e citados ser o Luxo. Porém esse é um mercado que envolve milhões de reais mensalmente e está em uma crescente imensuravel, mesmo contando com um potencial de público no Brasil de cerca de 3% de toda população apenas.

 Assunto de muitas pautas, o mercado de luxo, gestão de luxo e seus derivados, é também fonte de muitos estudos e análises realizadas por estudiosos contratados de grandes griffes e consultorias a fim de obterem maior visibilidade no mercado, impulsionarem suas vendas ou somente manter sua imagem perante o público.

 Público no Brasil

 Em grande ascensão, o público do mercado de luxo no Brasil, tem perspectivas de crescer significativamente a cada ano.   

Hoje no Brasil, possuímos “classes” do Luxo, que em nenhum outro país existe. São conhecidas como subclasses do mercado. Essas empurram a classe para o crescimento, porém trazem a ela um ar negativo, de perda de raízes e características que não agradam aos antigos adeptos do mercado. As subclasses do mercado são aquelas pessoas que não possuem tanto poder aquisitivo, mas usufruem dos bens exclusivos e autênticos do luxo com facilidades do novo mercado (cartões, cheques pré-datados etc). 

Já o velho e conhecido mercado de luxo é o que deseja ter ao adquirir produtos e serviços requintados: exclusividade, qualidade e principalmente, SATISFAÇÃO E DESEJO REALIZADO na compra.

 Motivação pela compra

 Muitas pesquisas são realizadas com o intuito de entender, “o que, quando e onde” para o público deste mercado. Porém é praticamente um investimento inútil, quando a real informação que eles deveriam obter é, POR QUÊ eles compram.

Pessoas que se enquadram neste mercado, compram por uma relação de satisfazer uma “emoção” algo que é intángivel, um sentimento. Segundo um estudo da Bureau of Economic Analisys, pessoas gastam 42% de seu dinheiro em coisas supérfluas ou seja, bens “não necessários”.

Podemos resumir que a real desse público é, não comprar bens que elas precisam e sim comprar bens que elas desejam. Luxo possui em grande quantidade um valor simbólico muito maior.

 Segmentos

 No Brasil os segmentos de luxo são facilmente visualizados e podem ser divididos nos seguintes grupos:

  •  Alimentos e Bebidas: Mercado de extremo valor, com produtos e serviços nacionais e internacionais, leva a grande potência do mercado de luxo acima. Whiskys, vinhos e alimentos refinados estão no topo da lista.
  • Cosméticos e perfumaria: Clássico e famoso, é sinonimo de requinte, perfumes, maquiagens, tratamentos estão no top. Este também possui grande potência nas subclasses do mercado, com sobreforça nos e-commerce’s esta levando o luxo e glamour a outras classes.
  • Imóveis: Nicho apenas para os mais poderosos. Incluindo, confortaveis mansões, weekendhouse’s e grandes imóveis rurais.
  • Mobilidade: Em segunda colocação na lista, leva o mercado do luxo no Brasil a crescimentos imensos. Tanto é verdade que grandes marcas se instalam no Brasil com concessionarias a cada dia. Isso inclui, Porsche, Lamborghini, Bentlhey, Ferrari e até uma Rolls Royce.
  • Moda: A grande potência no país, com crescimento gradual a cada dia, atrai grandes grifes do exterior e cria marcas supervalorizadas fora do país também, valorizando e fortalecendo também a marca “Brasil” no mundo.

 Com grande relação de crescimento, pode-se verificar o quão grande é o mercado e sua importância para o crescimento do país. Além de movimentar bilhões de reais por ano, ele exalta a imagem do país no exterior e da força a outros setores da econômia. O objetivo a ser alcançado é somente de crescer, abranger mais públicos e criar mais desejos nas pessoas. 

 

Henrique Martins

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