China: A segunda maior potência do mundo



A China apresenta um crescimento econômico e populacional evidente. A economia chinesa influencia o mundo todo, pois seus produtos são comercializados mundo afora. Além disso, os laços Brasil-China estão cada vez mais estreitos, assim como as parcerias com diversas empresas do mundo todo. A tendência da economia chinesa é crescer cada vez mais, e há dados que indicam que, em menos de dez anos, possa se tornar a maior potência mundial, superando os Estados Unidos e o Japão.

O crescimento da Economia chinesa

De 2003 a 2011, o crescimento da economia chinesa chegou a 10,7% em média, de acordo com um relatório da Administração Estatal de Estatísticas do País. O crescimento foi maior que da economia do mundo todo, também foi maior desde a Abertura e Reforma da China. O país vem se ajustando à estrutura econômica, e aumentando sua competitividade de desenvolvimento nacional. Os rendimentos da população também aumentaram. Apesar disso, a China ainda enfrenta problemas, tais como a distribuição desequilibrada de renda entre a população, e o crescimento da economia é influenciado negativamente pela restrição de recursos e meio ambiente. Há também o desequilíbrio entre o desenvolvimento de áreas urbanas e rurais. Estes fatores atrapalham o crescimento econômico chinês.

Setores que auxiliam no crescimento

Apesar destes problemas, a China ainda possui uma das economias que mais crescem no mundo, e os dados indicam que em pouco tempo, poderá se tornar uma das maiores potências econômicas mundiais, já sendo atualmente a segunda. A taxa de crescimento é superior à do Brasil. Um dos fatores que contribuem para este crescimento é a parceria com outras empresas do mundo, através da Canton Fair, em Guangzhou. Esta é uma feira multissetorial, de importação e exportação, que abre espaço para que empresas internacionais participem, expandindo mais ainda sua economia. Portanto, a feira de Cantão é um importante meio que auxilia bastante no crescimento da economia da China. A economia chinesa representa 13% de toda a economia do mundo. A China também é o maior produtor de alimentos, principalmente milho e arroz. 


Autor:


Artigos Relacionados


Canton Fair - Visite A Principal Feira Multissetorial Do Mundo

Vento

Ja Ta Na Hora

15 De Outubro

China – Reino Das Bicicletas?

Homem Perdulário

A Destinação Da Sabedoria