E-COMMERCE o grande negócio para sua empresa



Comércio Eletrônico, popularmente conhecido como e-commerce é a compra e venda de bens e serviços utilizando as tecnologias de informação como a Internet. Existe o Business-to-Business (B2B) transações eletrônicas entre parceiros de negócio e existe o Business-to-Consumer (B2C) - que consiste na venda direta ao consumidor final.

As vendas por meio do e-commerce começaram a deslanchar nos Estados Unidos por volta de 1995, com o surgimento da Amazon.com e outras empresas. Cinco anos depois no Brasil o e-commerce começou a ser levado a sério e diversas lojas virtuais começaram a aparecer constantemente na Internet, desde então as vendas por este meio não pararam de crescer no Brasil, conforme dados fornecidos pela empresa eBit.

O fato de a Internet ter se popularizado rapidamente e ser hoje uma ferramenta sem fronteira territorial e social que permite que as pessoas de qualquer classe social, em qualquer lugar do mundo, diante de uma tela de computador ou qualquer outro aparelho tecnológico, tenha acesso a sites localizados em qualquer outra parte do mundo sem sair do lugar onde está, são alguns dos fatores que fazem com que esse negócio cresça mais a cada dia . 

Os sites que oferecem serviços ou produtos acessíveis com formas de pagamento facilitadas, entregas rápidas e sem custo por esse frete se tornam um grandioso instrumento de compra. Com toda essa facilidade diante de suas mãos, o consumidor se torna fiel a este veiculo de compra.

Resumindo, para o consumidor o comércio on-line apresenta duas grandes vantagens como: a possibilidade de acesso a produtos antes difíceis de serem encontrados, e a comodidade de adquiri-los sem sair de casa. 

Para o comerciante este veiculo de venda apresenta grandiosas vantagens como, por exemplo, lojas virtuais não necessitam de espaço físico e vendedores capacitados, com isto não há pagamento de impostos, de taxas e outros gastos a mais que o comerciante tem com uma loja física, reduzindo assim vários gastos. Além dessas lojas serem abertas 24 horas por dia, sem que haja a necessidade de ter uma pessoa a disponível para atendimento todo este tempo.

Para lojistas que já estão no mercado há tempos com a sua loja física, abrir uma loja virtual é um sinal de que não estão alienados e que estão abertos as oportunidades de mercado, além deste comercio virtual trazer ao seu negócio físico conhecimento. 

O comerciante fica responsável por todo processo do pedido de seu cliente, desde o acesso ao seu site até a entrega da mercadoria, por isso tem que ter uma ótima equipe para o desenvolvimento de todo este processo, serão eles o desenvolvimento do site e do sistema de comércio eletrônico, definição de layouts do site, hospedagens, meio de pagamento que deverão ser aceitos na loja. 

O empreendedor deve tomar alguns cuidados como não pensar que para se vender basta ter um site, a imagem do produto e finalizar a compra, o site é somente uma das plataformas do e-commerce, para fazer o seu negócio funcionar é preciso por em prática pesquisa e planejamento como em qualquer outro negócio, a grande questão é saber se esse empreendedor tem conhecimento no segmento de varejo em que vai atuar no ambiente online.

Estruturalmente uma loja deve ter quatro áreas, são elas a gestão de negócio, que será responsável pelo martketing, aquele que vai observar o mercado, a concorrência, os preços, os investimentos em mídia online, as vendas dos produtos e os resultados, em seguida o atendimento, que vai atender o consumidor, aprovar a compra, também cuidará do andamento do pedido de compra dentro da loja e do pós venda, o Webdesign, responsável por toda a comunicação visual da loja, pelos banners de divulgação, pelas imagens dos produtos, pela navegação, e é importante que esse profissional esteja dentro da operação para ganhar velocidade e por último a logística, pois não adianta fazer um belo trabalho e falhar na entrega. 

Devido a todas essas variáveis existem pessoas que acabam desistindo de abrir sua loja virtual antes mesmo de começar, pois esses processos não são tão fáceis de por em prática e tudo no final deve sair bem caro além de demorado. 

Por isso para quem não deseja perder tempo com esses processos existem hoje soluções de loja pronta o ASP - Aplication Service Provider, que oferecem a um baixo custo tranqüilidade de não precisar se preocupar com todas as questões e ainda poder começar a operar em menos de 24 horas. Essas lojas prontas são uma excelente opção para quem quer investir no mercado virtual e procura fazer isso de modo que não se preocupe com todos os dados técnicos, de hospedagem e funcionalidades de sistema. 

Com tudo isso não nos resta dúvidas de que o e-commerce é um ótimo investimento para quem quer iniciar um negócio ou dar prosseguimento ao seu negócio já existente, além de que não é necessário investir grandes quantias de dinheiro para o seu desenvolvimento, porém como em todo negócio o comerciante terá que ter conhecimento sobre o produto que será comercializado e sobre o ambiente virtual onde estará inserido.


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