Desenvolvimento Psicossocial



INTRODUÇÃO

-> TERMO – DESENVOLVIMENTO 

Como as pessoas crescem, adaptam-se e mudam no decorrer de suas vidas através do desenvolvimento físico, sócio-emocional e cognitivo. 

As mais importantes teorias do desenvolvimento são: 

  • Teoria do Desenvolvimento cognitivo e moral de Jean Piaget
  • Teoria do Desenvolvimento Cognitivo de Lev Vygotski
  • Teoria do Desenvolvimento Social de Erik Erikson 

ASPECTOS DO DESENVOLVIMENTO 

  1. O desenvolvimento é predeterminado por fatores hereditários ou pela experiência e outros fatores ambientais? 

Os psicólogos do desenvolvimento acreditam que genética e ambiente influenciam, sendo que os fatores biológicos desempenham um papel importante, tais como, o desenvolvimento físico e fatores ambientais no desenvolvimento moral. 

  1. Como ocorrem as mudanças? 

Uma das perspectivas afirma que o desenvolvimento é PROGRESSIVO, sendo que as habilidades se desenvolvem à medida que o ambiente proporciona experiências. A teoria do desenvolvimento contínuo sugere que as crianças são capazes de se desenvolver como adultos dados as experiências e educação adequadas.

Atualmente, a maioria dos desenvolvimentistas reconhece o papel dos fatores inatos e as experiências ao explicarem o comportamento infantil. A Teoria de Vygotski especifica o papel das interações sociais, bem como, os estágios de crescimento para explicar o desenvolvimento. Piaget através da observação do comportamento infantil utiliza-se de princípios e métodos biológicos para estudar o desenvolvimento humano, e muitos termos introduzidos por Piaget na Psicologia advém da Biologia.

Conceito-Chave: PROGRESSIVO

Piaget explica como e porquê as habilidades mentais mudam no decorrer do tempo. A mudança que ocorre no desenvolvimento estabelece a criança como um organismo ativo, visto que o desenvolvimento, segundo Piaget depende da manipulação e interação ativas da criança com o ambiente.

Já a Teoria do Desenvolvimento cognitivo propõe que o intelecto infantil ou as habilidades cognitivas progridem através de 04 estágios distintos. O emergir de novas habilidades e maneiras de processar informação caracteriza cada estágio.

Download do artigo
Autor: Regina Verdin


Artigos Relacionados


Teorias De Aprendizagem: Piaget X Vygostky

Valores Na Escola: Uma (re) Leitura De Kohlberg Na Escola Da Favela

A Importância Das Brincadeiras Psicomotoras...

O Desenvolvimento Da Linguagem: Segundo A Teoria Inatista De Noam Chomsky

A Literatura Infantil Como Estratégia Para O Desenvolvimento Da Competência Leitora Em Sala De Aula

A Importância Do Brincar No Desenvolvimento Da Criança

A Importância Da Educação Física Para A Educação Infantil, Na Formação Do Aluno