Vantagens e desvantagens do e-commerce na sua empresa



 1 – Vantagens e desvantagens do E-commerce na sua empresa

 1.1 Introdução

Percebe-se que cada dia mais as pessoas buscam praticidade, pois o tempo é cada vez menor. O e-commerce se tornou um canal de compras que traz agilidade, praticidade e comodismo, e isso justifica um crescimento expressivo que mostra que as pessoas estão cada vez mais estão ligadas à comunicação e não importa o horário ou lugar, a conectividade é possível através de computador, tablet, ou até mesmo smartphones.

 1.2 Segurança e Credibilidade

A segurança do comércio eletrônico é muito discutida, pois com o aumento de acessos, aumentam pessoas que se aproveitam desta tendência no comércio e cometem fraudes com empresas fictícias causando transtornos para os usuários e influenciando resultados de empresas bem conceituadas no mercado. Por isso a empresa deve conquistar a credibilidade no mercado, pois assim quando o cliente estiver na dúvida, sempre vai escolher a empresa que mais lhe transmitir segurança.

Cada vez mais os consumidores utilizam a internet para comparação de preços e tomada de decisão em relação às características, cor, marca, preço, condição de pagamento, etc. Enfim este meio de comunicação é muito ágil e prático para o público, pois lá é possível analisar qual a melhor opção de compra sem sair de casa, trabalho ou até mesmo numa viagem. Outro ponto que os consumidores estão à procura é o benefício do frete grátis, assim se sentem mais seguros e com sentimento de que está sendo beneficiado e atraído por este novo modo de compra que obtém um crescimento assustador. Além disso, o consumidor está cada vez mais exigente e consciente de seus direitos.

No comércio eletrônico vendem-se desde flores, jóias, viagens, serviços, enfim está cada vez mais popular e abrindo novos horizontes de serviços prestados, cada dia um produto novo disponível para compra online. O setor de e-commerce registrou crescimento de 26% nos últimos anos. De acordo com a câmara-e-net. (Câmara brasileira do comercio eletrônico), e as vendas virtuais geraram 18,7 bilhões em 2011. Este crescimento é ao mesmo tempo assustador e encorajador, pois empresas vêem apostando neste novo tipo de comércio que está se tornando indispensável, e as que ficam de fora perdem vendas, pois sempre tem alguém online buscando seu produto ou serviço.

O comércio eletrônico é destinado a produtos de varejo, pois é muito diferente do que se vender em loja física, pois a logística funciona totalmente diferente em relação à tradicional. A integridade do produto é um fato muito importante nas compras online, pois se não chegar em boas condições, acaba se tornando inviável a prática de compra pela internet, deixando o cliente insatisfeito com o serviço, pois somente a praticidade, e comodidade não conta, e sim a qualidade do produto quando o cliente o recebe. Outra vantagem, é o estoque que é baixado em tempo real e se a empresa tiver um bom sistema para controlar o procedimento de baixa, só é visualizado pelos internautas os produtos que estiverem estoque, isso exclui o problema de disponibilidade de entrega, resultando sempre em despacho rápido.

Os internautas devem ficar bem atentos às características de cada produto ofertado, devendo ler todas as informações adicionais do produto, tais como dimensões, acessórios, voltagem, descrições dos pagamentos facilitados com juros ou sem, estoque, para evitar transtornos posteriores, por insatisfação na compra e causando devolução e transtornos, tanto para o cliente, quanto para o fornecedor.

1.3 A Página na Internet

Para obter um bom resultado é preciso investir forte em tecnologia, pois o mercado de comércio eletrônico está muito competitivo e um erro pode colocar em risco uma venda e fidelização do cliente. Um site alegre, interativo é fundamental a gerar interesse no internauta e “prendê-lo” na página. Fornecer informações completas sobre o produto é um ponto positivo e passa confiança ao cliente. Fácil acesso aos ícones de interesse de compra, pagamentos ou informações adicionais tais como: fechamento da compra, dúvidas, ajuda no fechamento da compra por impulso, pois quanto mais facilitar o acesso e fechamento do pedido, maiores as chances de compra.

O pós-vendas é muito importante, pois o cliente se sente importante para empresa, e ficará na lembrança quando o assunto for de satisfação ou insatisfação na compra online. Se o fornecedor prestou um bom serviço, deixou o cliente satisfeito, com certeza, na próxima oportunidade, a primeira empresa que será procurada será a que prestou o melhor serviço e que houve o pós-vendas.


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