Entendendo o merchandising



Chamo-me Willians e vou falar um pouco oque é o merchandising e qual sua importância, tenho 27 anos cursando o ultimo ano de marketing e trabalho como promotor de merchandising.

Para muitos merchandising  é só mais um vendedor espalhado no PDV, mais não, usar a ferramenta merchandising é tão importante como ter um manual de instruções de um produto que acabou de comprar, com a comodismo do varejo  fica cada vez mais difícil de um cliente fazer uma compra e saber oque esta levando, muitos dos vendedores de lojas e supermercado não querem saber se o cliente esta levando algo que esta esperando, muitas das reclamações e perdas de clientes fieis vem do fato de um ponto de venda não ter um profissional para induzir o cliente a fazer a compra certa, porem com o promotor de merchandising o cliente antes de fechar sua compra ele recebe uma aula do que estará prestes a adquirir, devido as metas e comissões para os vendedores eles não se importam com a palavra fidelidade de seus clientes, para eles  o cliente fechando a compra é o que importa, se em vez disso eles pensarem que um cliente pode ser um cliente fiel, em vez de só fechar aquela compra, ele pensar que sempre terá uma venda garantida por fidelidade, mais não os vendedores só querem vender e vender, ai que entra o merchandising, o merchandising não só fideliza os clientes, como mostra  a qualidade que o produto tem, pois o custo que terá para atrair o cliente será bem maior do que fideliza lós, aproveitar o máximo de tempo em que o cliente visita o ponto de venda é muito importante pois esse cliente mesmo não levando o produto no ato ele com certeza ira voltar para ver oque tem de nova na loja, pois sabemos que na loja existe três fatores importantes que envolver a decisão de compra do cliente, consumidor, produto e dinheiro.

Por isso se torna cada vez mais importante trabalhar com merchandising, o merchandising nada mais é que dar um impacto no olhar do consumidor, deixando ele com a ideia de que oque está levando tem valor, tendo o produto, local, hora e preço certo é mais importante ainda, pois o merchandising é o estudo  do comportamento e olhar de um consumidor, por exemplo ao ir procurar um carro mesmo sendo usado você espera ver um carro limpo e bem conservado, para isso as concessionarias fazem o melhor visual dando ao carro o um olhar magico, eles deixam tão limpos que quando o consumidor olha não tem duvidas de que aquele será o carro que levara para sua casa, mais tarde o cliente volta bravo e reclamando de seu carro, pois então ele apenas comprou a boa imagem e não teve  alguém para mostrar oque o carro tinha, é então nessa situação que o promotor de merchandising entraria dando detalhes do produto, se a concessionaria tivesse um promotor de merchandising o cliente saberia que o carro que ele procurava não era aquele, com esse conceito é que o merchandising  trabalha, não é só montar gandulas, fazer ilhas ou enfeites com bexigas, o merchandising ele se prepara para colocar profissionais para fazer demonstrações antes mesmo que o cliente feche a compra, para se ter um bom projeto de merchandising é preciso antes de tudo seguir as seguintes etapas, inovação busque em suas operações e estratégias simplificar o máximo possível suas estratégias, colocar de forma pratica o que vai oferecer com o projeto, fazer de uma forma mais simples mais sempre com um forte impacto, tendo essa três etapas você já estará prestes a começar um bom projeto de merchandising, na segunda etapa você ira usar a praticidade com novas tecnologias, os custos muito alto nem sempre tem uma qualidade esperada por isso a praticidades para os clientes determinaram uma mudança rica no formato do varejo, na etapa seguinte se prepara para o aumento do valor de serviços, na maioria das vezes os lojistas não estão Atento no crescimento precoce do valor de serviço eles se esquecem da fidelização dos clientes agregar um diferencial nos serviços será muito importante, pois o cliente esta interessado no pacote de benefícios que é tangível e intangível.

Outro sistema é a gestão de valores dos serviços, você terá que ter uma boa relação com gerentes dos pontos de vendas, na maioria das vezes os gerentes não querem que mexam no padrão das  lojas, ter um bom relacionamento será crucial nessa etapa.

Agora a seguir vocês verão os passos e definições para seguir com o planejamento de um merchandising, vamos começar com o publico alvo, fazer uma analise de seus consumidores seus  hábitos e comportamento na hora de suas compras, a seguir faça uma analise muito precisa dos objetivos construindo uma estratégia de avaliações, criar um bom estimulo de compras será um diferencial manter seu ponto de venda sempre zelado concluirá esse projeto.

Bons pessoais esperam que tenham gostado e que possam ter aprendido como se fazer um bom e simples merchandising.

 


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