A porta das drogas na escola



Todas as escolas apresentam, pelo menos vez ou outra no ano, problemas com alunos que se envolvem com drogas. A maneira escolhida para apresentar aos alunos leigos é o lança perfume espirrado na manga do blusão. Pode estar o calor que for e alguns alunos teimam em estar agasalhados com blusões grossos e com capuz. Alguns usam como estratégia esconder os frascos no banheiro e combinar hora para pedir saída ao professor da sala para encontrarem-se no banheiro e usarem essas drogas. Depois de apresentarem algumas sensações aos novatos, trazem as drogas um pouco mais fortes que causam extrema dependência. Quando a família descobre já é tarde demais para evitar e o problema está instaurado na casa.

Os pais que estão sempre atentos ao que o filho faz, usa, ou transporta diariamente para a escola acabam conseguindo proteger mais seus filhos, mas aqueles que nunca se interessam em saber como foi a aula, que nunca mexem no material escolar dos filhos para “conferir” lições, para averiguar como é sua organização, ou mesmo para conhecer os hábitos dos filhos pouco podem fazer quando as drogas surgem na vida deles.

Sempre haverá aquele que oferecerá, mas devemos estar sempre atentos e educar nossos filhos para que eles saibam rejeitar qualquer convite dessa espécie. Eles serão colocados a prova, os traficantes usam a sensibilidade do jovem como arma, seja o orgulho, seja a depressão, seja a tristeza por motivos pessoais. Esses profissionais do crime sempre apresentam a solução para os problemas do jovem, ludibriando e demonstrando que as sensações experimentadas pela droga não lhes fará mal, mas apenas lhes dará um momento de prazer nunca sentido.

Cuidado com seus filhos, pais e mães! A concorrência lá fora é grande e atraente. Sejamos mais cativantes do que eles dando toda atenção necessária para nossos filhos, mesmo que seja por breves 15 minutos diários, mas que esses minutos sejam tão preciosos e proveitosos que valham por muitas horas.  


Autor: Cristiane Ortega Lopes


Artigos Relacionados


Drogas Na Adolescência

Reflexões Diárias Dos Profissionais Da Educação.

Estudar? Pra QuÊ?

Outubro: Você Já Reparou Que O Ano Acabou?

Pai Pobre

Um Estudo Sobre O Livro: Tosco

Educar Dá Trabalho