Sistema de Informação Geografica: Capacitação em GVSIG
INTRODUÇÃO.
O sistema de Informação Geográfica pode ser compreendido como um conjunto de informações espacial e procedimentos computacionais que permite e facilitam a análise, gestão ou representação do espaço e dos fenômenos que nele ocorrem, estas ferramentas computacionais de Geoprocessamento, permitem a realização de análises complexas, ao integrar dados de diversas fontes e ao criar bancos de dados georreferenciados. Neste sentido o laboratório de Cartografia ofereceu um curso de capacitação em GVSIG, cadastrado na extensão, para os alunos da disciplina de Cartografia, que foi ministrado pelo monitor sob a supervisão da professora regente da disciplina, com intuito de proporcionar o monitor a prática docente a partir do conteúdo eleito.
OBJETIVO.
O trabalho teve como seu principal objetivo apresentar aos alunos novas técnicas de ensino e aprendizado da geografia moderna, que se integra, globaliza e informa a dinâmica atual das mais diversas estruturas informacionais e aplica o conhecimento em algo visualmente compreensível sob forma de mapas.
METODOLOGIA.
Em sua ramificação na disseminação do conhecimento foi introduzido ao aluno as nomenclaturas computacionais, suas especificações e denominações para diversos tipos de arquivos, plataformas e seguimentos. Obteve-se a integração dos meios digitais com os meios naturais, os conhecimentos de novos softwares e sua manipulação. A metodologia está baseada numa execução de procedimentos, conversões e análises computacionais nas diversas temáticas inerentes a prática de ensino-aprendizagem de Geografia aplicada a Geotecnologias. A introdução aos conhecimentos básicos em computação deu-se início com a origem das extensões dos arquivos utilizados na formação dos bancos de dados, se estendendo a sua formulação e organização dos dados em formatos tabulares e imagens, num segundo momento o aprofundamento numa plataforma SIG, especificamente o GvSIG, onde fora utilizados os dados gerados em planilhas eletrônicas para se correlacionar com imagens orbitais SRTM e CBERS, gerando dados específicos com curvas de níveis, extração da diferenciação das feições urbanas e naturais e outros geoprocessos que caracterizam de forma singular o local estudado. Destes procedimentos gerou-se uma gama de dados relacionados as áreas de estudos, dentre eles se destacam a declividade, gerada a partir de geoprocessos resultantes do cálculo das verticalidades das curvas de níveis, geradas a partir das imagens SRTM e aplicação desta no estudo de deslocamentos de barrancos e taludes. Outros pontos resultantes foram a maleabilidade adquirida em coletar dados nos mais diversos órgãos governamentais e tratá-los para geração de novos eixos de estudos e pesquisa.
RESULTADOS.
De forma significativa pode observar que os alunos adquiriram uma nova visão quanto aos meios computacionais de se obter dados, tanto para facilitar quanto gerar e manipular dados atuais sobre suas áreas de estudos, e assim propiciar ao seu público alvo uma visão conceitual mais moderna e prática de se obter informações sobre o espaço natural que os envolve, além de absorver uma nova carga de informações que as habilita a determinar o que realmente é gerado computacionalmente. Cada vez mais a era digital se reafirma na vida cotidiana da população e os participantes do programa estão com uma vantagem em estarem preparados para lhe dar com a informação geográfica em meios digitais.
PALAVRAS CHAVES: Geotecnologias, SIGs, GVSIG
gvSIG Association (2011), gvSIG Desktop 1.11 Manual de usuário. Comunidad gvSIG. http://www.gvsig.org/web/projects/gvsig-desktop/official/gvsig-1.11/descargas. Data da Consulta: setembro de 2012, data de atualização da página web: 21 julho 2012.