Sistema de Informação Geografica: Capacitação em GVSIG



INTRODUÇÃO.

O sistema de Informação Geográfica pode ser compreendido como um conjunto de informações espacial e procedimentos computacionais que permite e facilitam a análise, gestão ou representação do espaço e dos fenômenos que nele ocorrem, estas ferramentas computacionais de Geoprocessamento, permitem a realização de análises complexas, ao integrar dados de diversas fontes e ao criar bancos de dados georreferenciados. Neste sentido o laboratório de Cartografia ofereceu um curso de capacitação em GVSIG, cadastrado na extensão, para os alunos da disciplina de  Cartografia,  que  foi  ministrado  pelo  monitor  sob  a  supervisão  da  professora  regente  da disciplina, com intuito de proporcionar o monitor a prática docente a partir do conteúdo eleito.

OBJETIVO.

O trabalho teve como seu principal objetivo apresentar aos alunos novas técnicas de ensino e aprendizado da geografia moderna, que se integra, globaliza e informa a dinâmica atual das mais          diversas          estruturas            informacionais                          e                 aplica o           conhecimento             em   algo             visualmente compreensível sob forma de mapas.

METODOLOGIA.

Em sua ramificação na disseminação do conhecimento foi introduzido ao aluno as  nomenclaturas  computacionais,  suas  especificações  e  denominações  para  diversos  tipos  de arquivos, plataformas e seguimentos. Obteve-se a integração dos meios digitais com os meios naturais, os conhecimentos de novos softwares e sua manipulação. A metodologia está baseada numa execução de procedimentos, conversões e análises computacionais nas diversas temáticas inerentes a prática de ensino-aprendizagem de Geografia aplicada a Geotecnologias. A introdução aos conhecimentos básicos em computação deu-se início com a origem das extensões dos arquivos utilizados na formação dos bancos de dados, se estendendo a sua formulação e organização dos dados  em  formatos  tabulares  e  imagens,  num  segundo  momento  o  aprofundamento  numa plataforma SIG, especificamente o GvSIG, onde fora utilizados os dados gerados em planilhas eletrônicas para se correlacionar com imagens orbitais SRTM e CBERS, gerando dados específicos com  curvas  de  níveis,  extração  da  diferenciação  das  feições  urbanas  e  naturais  e  outros geoprocessos que caracterizam de forma singular o local estudado. Destes procedimentos gerou-se uma gama de dados relacionados as áreas de estudos, dentre eles se destacam a declividade, gerada a partir de geoprocessos resultantes do cálculo das verticalidades das curvas de níveis, geradas a partir das imagens SRTM e aplicação desta no estudo de deslocamentos de barrancos e taludes. Outros pontos resultantes foram a maleabilidade adquirida em coletar dados nos mais diversos órgãos governamentais e tratá-los para geração de novos eixos de estudos e pesquisa.

RESULTADOS.

De forma significativa pode observar que os alunos adquiriram uma nova visão quanto aos meios computacionais de se obter dados, tanto para facilitar quanto gerar e manipular dados atuais sobre suas áreas de estudos, e assim propiciar ao seu público alvo uma visão conceitual mais moderna e prática de se obter informações sobre o espaço natural que os envolve, além de absorver uma nova carga de informações que as habilita a determinar o que realmente é gerado computacionalmente. Cada vez mais a era digital se reafirma na vida cotidiana da população e os participantes do programa estão com uma vantagem em estarem preparados para lhe dar com a informação geográfica em meios digitais.

 

PALAVRAS CHAVES: Geotecnologias, SIGs, GVSIG

 

gvSIG Association (2011), gvSIG Desktop 1.11 Manual de usuário. Comunidad gvSIG. http://www.gvsig.org/web/projects/gvsig-desktop/official/gvsig-1.11/descargas. Data da Consulta: setembro de 2012, data de atualização da página web: 21 julho 2012.

Download do artigo
Autor: Franklin Ferreira Viana


Artigos Relacionados


Geotecnologias E O Manejo De Bacias Hidrográficas

Srw: Sistema De ReplicaÇÃo De Banco De Dados Via Web

Aprendendo A Ensinar

Visão Geográfica Das Dificuldades Dos Deficientes, Frente Aos Meios De Comunicação E A Comunicação Na Cidade...

Utilização De Geoprocessamento Para Localização De áreas Para Aterro Sanitário No Município De Lagoa Santa – Mg

Dificuldades De Integração De Sistemas E Qualidade Dos Dados Para Implantação De Gestão De Custos Em Municípios E Autarquias

A Linguagem Cartográfica Nas Aulas De Geografia