Qual a Diferença entre Chefe e Líder?



Muitos podem pensar que essas palavras são sinônimas e representam a mesma coisa dentro de uma empresa, mas é bem diferente do que parece ser. Se por um lado há apenas uma pessoa preocupada em receber os resultados de um funcionário, apenas cumprindo o papel de alguém que manda as ordens e efetua o pagamento, por outro lado há o de alguém que se importa com a motivação de equipes e está sempre em busca do aperfeiçoamento da mesma.
O líder não se importa apenas com os resultados e a lucratividade, mesmo sendo isso muito importante, ele entende que para chegar a este ponto de benefícios a sua equipe precisará estar em um estado que só o verdadeiro líder pode proporcionar. O chefe faz com que tudo aquilo pareça um trabalho mecânico, robótico, que qualquer outra pessoa pode fazer. É uma característica do sistema que domina o mundo profissional antiquado, mas que há várias exceções.
Já o líder faz com que todos se sintam parte de um mesmo sistema, fazendo com que eles entendam que o seu trabalho vale e é diferenciado. Isso acontece porque o líder procura extrair o máximo de cada membro de sua equipe e quando isso acontece, será difícil não obter um resultado menos que o satisfatório. Notamos que há clara distinção entre a chefia e liderança.
É simples, enquanto um cumpre um papel obrigatório, o outro cumpre um papel mais humano. É uma mentalidade que está mudando no nosso cenário empresarial. Os funcionários estão começando a ser vistos como indivíduos que se instigados podem dar resultados muito mais audaciosos e lucrativos.
Todo homem tem dentro de si habilidades que ele mesmo não sabe que possui. Falta autoconhecimento e também estímulo externo que o motive a procurar por tais especialidades. Por isso a importância da motivação de equipes.
O trabalho do líder será, em parte, procurar por essas características perdidas dentro de cada ser humano que com ele trabalha, e fazer com que elas brotem e se tornem realidade. Entender a diferença entre chefia e liderança e querer adotar posturas que engrandeçam a empresa é o primeiro passo.
Então, se o trabalho é com seres humanos, é bom agir como um deles. Ser um líder é a melhor opção.


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