Sofisticação- Será Que Ajuda ?



Por mais que se escreva ou explique, tem muitos profissionais ainda que não sabem ou não querem diferenciar o que é um consultor de um vendedor. Como escrevi em outro artigo publicado anteriormente, cabe aos profissionais de RECURSOS HUMANOS tomar ciência e diferenciar um profissional do outro. É inconcebível que ainda hoje em pleno ano de 2008 consigam, ou fazem questão, confundir vendedor com consultor.

Chamar talvez quem sabe, FERNANDO HENRIQUE CARDOSO, BILL CLINTON, ALEXANDRE RANGEL, PROFESSOR MARINS, ROBERTO SHINYASHIKI, e outros por aí a fora, de vendedor, seria um erro imperdoável. Esta na hora de parar de dar nomes sofisticados à profissão de VENDEDOR, apesar de em mais de 90%, eles são quem trazem e fazem a empresa crescer. Devem ser respeitados e altamente valorizados.

Então, vamos definir alguns termos, quem sabe assim muda a nomenclatura usada com finalidade de atrair candidatos para vagas de vendedores que estão, pelo que vejo difíceis de serem preenchidas com profissionais de competência:

Consultoria: É a atividade profissional de diagnóstico e formulação de soluções acerca de um assunto ou especialidade. O profissional desta área é chamado de Consultor. Existem dois tipos de consultoria: a Consultoria Interna e a Consultoria Externa.Os serviços na atividade de Consultoriaconstituem normalmente reflexo da atividade profissional de diagnóstico e formulação de soluções acerca de um assunto ou especialidade. A Consultoria pode serprestada em qualquer área de conhecimento por pessoa ou pessoas detentoras desse conhecimento. As consultorias mais comuns são as decorrentes de profissões regulamentadas, tais como jurídicas, empresariais, econômicas, mas não exclusivamente, já que outras atividades têm revelado especialistas em assuntos não vinculados a profissões regulamentadas.

O profissional consultor pode estar ou não vinculado a uma organização específica. O consultor que se dedica totalmente a uma organização é chamado Consultor Interno (normalmente empregado desta), mas pode ter outro titulo formal. Aquele que presta serviços ocasionais é chamado Consultor Externo (ou Autônomo) e pode ser um empregado de uma companhia de consultoria..

Muitas vezes as empresas possuem ambos os tipos de consultoria operando ao mesmo tempo. O consultor interno não vem em substituição ao externo, mas sim em complementação. O consultor interno servirá como apoio e ponto focal dos projetos de consultoria, inclusive para minimizar as desvantagens das duas condições isoladamente.

Consultoria Interna: O consultor interno normalmente é um funcionário da empresa cliente. Faz parte da estrutura organizacional e está inserido em sua cultura e valores.

Consultoria Externa :O consultor externo é autônomo. Geralmente trabalha em equipe com outros consultores de outras especialidades em uma empresa de consultoria com denominação "Consultores Associados".

Vantagens e Desvantagens do Consultor Interno

Possui vantagens por estar diariamente em contato com os procedimentos internos, possuir maior conhecimento dos aspectos informais, possuir maior acesso a pessoas e grupos de interesse, além de participar da avaliação e do controle do processo inerente ao trabalho. Por último, o consultor interno possui um, certo poder informal que pode facilitar seu trabalho. Por outro lado, o consultor interno carece de atualização prática. Seus conhecimentos são adquiridos de maneira teórica, por este não ter oportunidade de aplicar esses novos conhecimentos em diferentes casos e empresas. Por esse mesmo motivo, o consultor interno geralmente possui menos experiência que o consultor autônomo. Dentro da empresa, suas idéias, geralmente, tem menor aceitação nos altos escalões da empresa ("santo de casa não faz milagre") e, por normalmente ter vínculo empregatício com o cliente, possuem menor liberdade para dizer e fazer as coisas.

Vantagens e Desvantagens do Consultor Externo

O consultor externo possui maior experiência prática que o interno, por estar sempre em atividade em empresas diferentes, com problemas diferentes. Por esse mesmo motivo, o consultor externo pode trabalhar com maior imparcialidade, tendo dos altos escalões da empresa uma maior confiança. Ainda, este pode estar livre de "vícios" praticados pela empresa, para uma visão diferente de problemas praticados pela empresa. O consultor externo, ao contrário do interno, pode correr maiores riscos.

Aspectos mercadológicos da consultoria

A consultoria não pode ser vendida. A empresa-cliente deve comprá-la de acordo com suas necessidades. Compara-se a um médico cirurgião, que não pode sair buscando pacientes oferecendo cirurgias de ponte de safena à qualquer um. Não é o consultor que deve vender seus serviços, e sim a empresa cliente que deve reconhecer que algo está errado e buscar a ajuda de um profissional.

Contratando um serviço de consultoria: A empresa, ao decidir pela contratação de um serviço de consultoria externa deve realizar cuidadosa seleção dentre as alternativas do mercado, considerando, no mínimo, os seguintes aspectos:

1. Qual a especialidade que necessito para meu problema? 2. Vamos contratar consultores da nossa cidade, da região, ou de outras regiões? 3. Contratar um consultor pessoa física, ou uma empresa estabelecida? 4. Contratar um especialista no assunto, ou um generalista?

Exemplos de empresas que fornecem esse tipo de consultoria: Microsiga, Pandora, outras empresas de ERP.

Consultores Associados São profissionais especialistas que complementam a amplitude ideal dos serviços em uma empresa cliente. Não pode ser forma de contratação de pessoal, mas sim serem formados por consultores experientes e especializados em assuntos específicos.

Cooperativa de Consultores Empresa de propriedade coletiva. Mantém-se a necessidade de ser composta por consultores especializados e experientes, em assuntos distintos ou até no mesmo assunto.

Consultoria Globalizada: Consultoria Global ou globalizada é a que consolida serviços em empresas globalizadas e que atua em países diferentes.É de amplitude basicamente territorial. Possui forte evolução tecnológica, principalmente tecnologia da informação. Atua em formação de áreas de livre comércio e blocos econômicos e interligação dos mercados, principalmente financeiro e de consumo.É de contratação com a alta administração e desenvolvimento com a média administração.

Depois disso explicado, acredito que os nomes acima mencionados, e outros tantos que não me recordo no momento, serem chamados de vendedores, seria um erro. Então cabe aos profissionais da área de RH começarem a prestar atenção nos termos usados para definir profissões e profissionais, senão muito em breve encontraremos anúncios assim: GESTOR DE ARQUIVO (para arquivista), GERENTE DE FOTOCOPIA, (para operador de Xerox),GESTOR DE ASSUNTOS EXTERNOS,(para Office-boy), CONSULTOR DE PRODUTOS EXTERNOS, (vendedor para porta a porta), ADMINISTRADOR DE ALIMENTOS,(para cozinheiro), CONSULTOR DE HIGIENE,(para profissionais na área de limpeza), CONSULTORA DE ATENDIMENTO SOCIAL,(para recepcionista), EXECUTIVO EM EDIFICAÇÕES, (para pedreiros, ajudante, pintores etc..), EXECUTIVOS DE DIREÇÃO,(para motoristas), GESTORA DE COMUNICAÇÃO,(para telefonistas) e por aí vai, criatividade não falta.

Se alguém discordar ou concordar basta deixar seus comentários terei o maior prazer em lê-los.


Autor: NELSON BATISTA DE SOUSA


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