Democracia e voto



A cada dois anos o Brasil vive a "onda" das eleições, seja a nível estadual e nacional, seja a nivel municipal. Junto com este processo somos de maneira educativa, pelo menos essa é a intenção, "bombardeados" de propagandas não somente de políticos, mas de conscientização por parte dos movimentos sociais, TRE´s e TSE, querendo nos fazer entender e acreditar na importância e o poder do nosso voto, afirmando, ainda, que devemos participar deste ato de cidadania e democracia.

Mas ao se falar em democracia nos vem a memória o velho e querido conceito que aprendemos ao longo de nossas vidas: "Na democracia o poder emana do povo".

Logo me vem a seguinte pergunta: É sinal de democracia e cidadania obrigar a população a votar? É correto impor sanções, mesmo que leves, aqueles que não desejam usar do seu pseudo direito de votar?

Ora, não vejo como se falar em democracia sem que se fale em liberdade, seja esta de ir e vir ou de expressão, conforme previsto em nossa Carta Magna, mas votar deveria ser de fato um direito e não uma obrigação. Não é mais admissível a velha máxima de que se não fosse obrigatório o voto as coisas poderiam estar bem piores ou que a corrupção seria bem maior. Creio que a conscientização da população brasileira esta cada dia maior, o povo brasileiro esta mais instruido e deveria ter a opção de externar sua vontade de votar ou não, como acontece em diversos países.

Democracia é bem mais do que votar em determinado político ou até mesmo votar branco ou nulo, democracia é o povo ter vez e voz, é o reconhecimento e respeito aos movimentos sociais sérios e compromissados e acima de tudo, é vermos um governo voltado a população.


Autor: Eduardo Antonio Ramos Pedrosa Facundo


Artigos Relacionados


Voto Obrigatório E Voto Facultativo

O Voto: Direito Ou Obrigação?

EleiÇÕes Diretas Para Presidente E Conselho Federal

Quem Compre E Vende Voto.

"democracia"

Eleições: Uma Festa Da Democracia

Por Que Na Urna EletrÔnica NÃo Tem A OpÇÃo De Voto Nulo?