O Prazer de ensinar e a arte em aprender



"Quando a gente quer, ensina com prazer e sente vontade em aprender quando se ensina.. A força de vontade abre o caminho para a aprendizagem” (Marceli Cristiane)
O presente artigo foi escrito para mostrar aos leitores, que ao ensinar aprendemos novas técnicas e conhecimentos com o conteúdo exposto e que na transmissão em conjunto, o estudo vivenciado ora em conjunto torna-se um momento prazeroso.
A arte de ensinar é uma renovação constante em relação a  tecnologia em avanço  e desenvolvimento,  onde   busca   assumir     padrões    sociais     na vida humana.
É através do ensinar que aprendemos a lidar com a vida, com os seres humanos na sua evolução com o mundo em transformação.
Os profissionais educadores devem estar prontos a descobrirem juntos com os alunos a rica magia que envolve na hora de ensinar, pois juntos aprendem novos conhecimentos e inúmeras  técnicas sobre a aprendizagem em si. E neste desafio atingimos metas riquíssimas onde encontramos respostas às novas perspectivas aos métodos de ensino.
Sabemos, pois, que nossa mente é um elo de forças inteligentes e enriquecedor, onde se estabelece a ligação dos que exercem o papel de ensinar com os que vivencia o papel de aprender e são nestes horizontes de conhecimentos que necessitamos buscar continuamente a mais nítida clareza nos processos de aprendizagem.
Percebemos que ao passarmos idéias inovadoras aos seres envolventes ao grupo de estudo, precisamos nos manter seguras e que tenhamos desenvoltura e segurança daquilo em que vamos ensinar e ao mesmo tempo deixar fluir idéias e sugestões  em um todo,  para que haja inteiração do assunto e reciprocidade em questões levantadas em pauta.
A forma de transmitir ensinamentos se dão através de  variados conceitos,  onde  procuramos desenvolver o nosso potencial em meio a  infinitas  maneiras de modo inovador e motivador para que a aula seja agradável e o conteúdo  exposto de boa aceitação..
Enquanto ensinamos aprendemos e como aprendiz buscamos  vincular nossas  práticas de ensino em significados de sentidos satisfatórios.
Ao transmitir conhecimentos podemos observar  o olhar atento da criança, buscando compreender cada palavra dita, como se quisesse entrar dentro do nosso mundo, assimilando dizeres com saberes  gerando  múltiplas possibilidades em reconhecer  vinculações da prática como o teórico. Nestas relações surgem interatividade, vontade, desejo continuo em querer aprender, simbolizando  arte da Aprendizagem através de  um percurso motivador.
É do próprio ser humano ser um eterno aprendiz  e ao estabelecemos estas condutas  com o mundo,  resgatamos valores de pensamento no fundamental para o fundamental, o que gera vínculos  positivos entre aquele que  aprende com o ser que ensina,
Esta  busca se torna persistente e a ânsia de captura no processo em querer aprender cada vez mais nos leva ao universo da vida, ao elo de relações motivadores do ser existencial. Compreendemos que há  necessidade de construção de novas técnica inovadoras e que precisa ser resgatado os valores através de perspectivas criadas a partir de  experiências  voltada para a  criação de novos rumos e novos pensares em nossas aprendizagens cotidianas.



Nome: MARCELI CRISTIANE DE ARAÚJO MORAES
NACIONALIDADE  BRASILEIRA
End.:   RUA NOSSA SENHORA APARECIDA N.12                     Cep: 78138030
Cidade:VARZEA GRANDE            Estado:MT

E-mail: [email protected]
Formação Escolar: Pós Graduada    Curso: LICENCIATURA PLENA (Letras)


Download do artigo
Autor:


Artigos Relacionados


Ensinar Com Dedicação

As Crenças De Aprender Línguas Dos Professores Em Formação De Espanhol Como Língua Estrangeira

O Processo Avaliativo Do Ensino E Aprendiz EducaÇÃo Infantil

O Papel Que A Televisão Exerce Na Formação De Nossos Alunos

Ensino Da Matemática Na Educação Infantil E Especial

Avaliação Como Mediação Entre O Ensinar E O Aprender

O Imediatismo Da Pós-modernidade: Desafios De Ensinar E Aprender No Século Xxi.