Para que serve o filtro dos sonhos



Os filtros dos sonhos são amuletos de origem índigena. Eram bastante utilizados pelos índios Ojibwe, também conhecidos como Chippewa, que habitavam a região dos Grandes Lagos, nos Estados Unidos. Para os Ojibwe, a tarefa mais importante que os seres humanos deviam cumprir era se aperfeiçoar na interpretação de sonhos, e os dreamcatcher (filtos dos sonhos) eram essenciais nessa missão.

Os índios acreditavam que, ao cair da noite, os sonhos bons e os ruins começavam a vagar pelo ar. Os sonhos que trazem sabedoria e revelações são enviados pelo Grande Espírito, e ao contrário do que se pensa, até os pesadelos podem conter ensinamentos. O que faz mal ao ser humano são os sonhos ruins carregados de energias negativas. Esses não devem chegar até nós, e para separá-lo dos sonhos que devemos ter é que existem o filtro dos sonhos. Eles servem para reter os sonhos ruins e só deixar fluir até nós os sonhos bons.

Os filtros dos sonhos devem ser pendurados acima dos berços e carrinhos de bebê, das camas de crianças e adultos e em janelas. Segundo a crença indígena, durante a noite os sonhos ruins ficam presos na teia de barbante, enquanto os sonhos bons sabem o caminho que devem percorrer, e passam pelo furo ao centro do amuleto, descendo até as pessoas. Quando o sol nasce, os sonhos ruins que ficaram na teia são desfeitos.

Os filtros dos sonhos usados para afastar sonhos ruins das crianças são feitos com ramos de salgueiro. No centro da teia, tecida com barbante, é colocada uma pena, que representa a respiração e a importância vital do ar. Os antigos índios acreditavam que ao ver essa pena dançando ao sabor do vento os bebês aprendiam que o ar é essencial. As penas penduradas geralmente são de águia, que simboliza o masculino e serve para dar coragem, e de galinha, que simboliza o feminino e inspira sabedoria.


Autor: Telma Gomes Souza


Artigos Relacionados


Realize Seus Sonhos

Á Noite O Vento Fala-me De Ti

Sonhos

O Sonhador

Acorda

Onde Guardo

Sonhos