MÊS DE OUTUBRO E O HORÁRIO DE VERÃO NO BRASIL



MÊS DE OUTUBRO E O HORÁRIO DE VERÃO NO BRASIL

 O mês de outubro é reconhecido por nós brasileiros, além das comemorações do Dia da Criança e Nossa Senhora Aparecida, Padroeira do Brasil, como o mês que inicia o horário de verão.

Reconhecidamente, o horário de verão no Brasil consiste no período entre o terceiro domingo de outubro e o terceiro domingo de fevereiro em que os relógios são adiantados em uma hora nestes estados com o objetivo principal de economizar energia elétrica.

Houve várias tentativas no país para implantação do horário de verão.  A primeira delas ocorreu em 1931 através do decreto 20466/31 sem sucesso na implantação, Em1985 houve nova tentativa de adotá-lo nacionalmente e também sofreu resistência de algumas regiões, até que no ano de 2003, começou então a ser adotado anualmente nas regiões SulSudesteCentro-Oeste e também o estado da Bahia a partir de 2011.

 É a respeito da economia de energia que merece esta consideração.

Vejo um consenso que as regiões sul e sudeste são as regiões mais industrializadas e de maior concentração urbana do Brasil, segundo pesquisas, e apresentam os maiores índices de consumo de energia elétrica. Mas por que existe esta preocupação em economizar energia elétrica, adotando o horário de verão, num país que possui nada mais, nada menos que 158 usinas hidrelétricas em funcionamento, 9 sendo construídas e 26 outorgadas e que ainda não iniciaram a construção?

O Brasil está entre os cinco maiores produtores de energia elétrica do mundo, segundo a ANEEL, com uma capacidade produtiva total de 74.438.695 kW (maio/2007).

Acredito que a economia de energia que é divulgada, durante o período considerado como horário de verão ocorre, principalmente, por que no final do ano muitas indústrias, que são as maiores consumidoras de energia, dão férias coletivas a seus empregados, em consequência das férias, reduzem a capacidade produtiva. As universidades também possuem um parcela grande e colaboram com esta economia em virtude das férias escolares aos seus milhares de alunos espalhados pelo Brasil a fora. Outro aspecto importante que podemos considerar, são as inúmeras pessoas que em férias, viajam para outros países, deixando de consumir energia elétrica.

Bem, estes são apenas alguns fatores, que a meu ver, contribuem efetivamente para a economia de energia. Podemos citar tantos outros. Mas então por que ocorrem os apagões se nosso país produz toda esta energia elétrica, considerando todas estas hidrelétricas? Será que o problema não está na tecnologia ultrapassada, equipamentos sucateados (transformadores com mais de 30 anos de uso), profissionais desqualificados e acomodados, etc, etc.?

E a destruição da natureza causada com a construção destas hidrelétricas? Bem, este é outro assunto também bastante polêmico que merece esclarecimentos futuros.

O horário de verão na verdade mexe com nosso relógio biológico. Trabalhamos mais, nos divertimos mais, dormimos menos, acumulamos durante este período, horas e horas de noites mal dormidas. E quem tem filhos pequenos? Que horror!  

Não vejo um consenso da população brasileira sobre o assunto. Vejo sim um desrespeito com a saúde e qualidade de vida das pessoas, impondo através de decreto, o horário de verão.

Eu particularmente não simpatizo com esta idéia.

Volnei Rigatti


Autor: Volnei Rigatti


Artigos Relacionados


"horário De Verão"

Banco De Capacitor, Gerando Economia

A Energia Solar E Seus Benefícios

Saiba Mais Sobre Horário Político

Candidatos Que Guardam O Sábado Farão Enem Em Horário Dferenciado

Classificação Indicativa Dos Programas De Tv

Candidato Do Enem Pode Contar Com Guia De Redação Lançado Pelo Mec