O CONTEXTO E PRINCÍPIOS MÉTODO DA ORIENTAÇÃO ESCOLAR



Revisitando a história da Orientação

  • Segundo GRINSPUN (2010) A trajetória da Orientação Educacional tem início pela área da Orientação Vocacional, sendo todo o seu procedimento voltado para a escolha de uma profissão ou ocupação.
  • Em 1908, Frank Parsons, é considerado o precursor deste movimento nos EUA, porém ele orientou seus alunos fora dos sistemas educativos formais.
  • A concepção de orientação vocacional fundamentava-se em aconselhamentos, o que marcou significativamente toda a trajetória desta profissão.
  • Em 1912, surge a preocupação com a organização escolar em Detroit, nos Estados Unidos, através de Jessé Davis, com a particularidade de acolher tanto a problemática vocacional quanto a problemática social dos alunos de sua escola.
  • No Brasil, a Orientação Educacional teve, em sua implantação, uma grande influência da orientação americana, em especial o “counseling” (aconselhamento), e da orientação educacional francesa.
  • As primeiras experiências datam da década de 20, com os trabalhos de Roberto Mange em 1924 no Liceu de Artes e Ofícios, em São Paulo, os primeiros passos para a criação de um serviço de seleção e orientação profissional para os alunos do curso de mecânica.
  • Em 1931, Lourenço Filho criou o primeiro serviço público de Orientação Profissional do Brasil
  • Em 1934, começam a ser estruturados os serviços de orientação nas escolas, cuja experiência pioneira é de Aracy Muniz Freire e Maria Junqueira Schmidt.
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