Crescimento e Desenvolvimento econômico: A sustentabilidade como modelo alternativo.



RESENHA1

Hellen Silva Auzier2

 

CÉSAR, Edenis. Crescimento e Desenvolvimento econômico: A sustentabilidade como modelo alternativo.

O artigo faz referência ao crescimento econômico, desenvolvimento social e conservação ambiental, impondo a visão de diversos filósofos, abrangendo a sustentabilidade como um novo modelo a ser desenvolvido e diversas teorias sobre o equilíbrio entre o crescimento e o bem estar humano.

Podendo ser avaliado e compreendido através de índices, apesar disso, o crescimento nem sempre vem em equilíbrio com o desenvolvimento social, trazendo aspectos positivos para o investimento, as exportações e importações e aspectos negativos para o meio ambiente, para a cultura, para a sociedade etc., percebendo-se que o bem estar humano é pouco valorizado, aumentando as desigualdades. Onde segundo Celso Furtado afirma “[...] a ideia de desenvolvimento econômico é um simples mito".

O desenvolvimento econômico só surgiu com o capitalismo na medida em que a acumulação de riquezas e crescimento da produção começou a ser avaliado como meio de crescimento, além disso, o subdesenvolvimento é consequência do passado histórico de uma população e não somente nas condições sociais em que essa população tem em decorrência hoje. Onde Fonseca afirma em sua obra “[...] o subdesenvolvimento tem sido o estado normal das sociedades humanas”.

Muitos acreditam que para que haja o avanço de uma sociedade é somente através de melhorias tecnológicas para a indústria com o aumento da produtividade, sendo que essa não é a única forma, a melhoria de condições  de vida e o bem estar humano com a participação do povo nas discussões relacionadas a esse assunto são as melhores maneiras de se conseguir fazer o processo de desenvolvimento com mais eficiência.

Furtado acredita que o Subdesenvolvimento é uma condição estacionário de uma nação, muitos acreditavam que o mesmo seria a pré-fase do Desenvolvimento, o que é ­na verdade  um estado de condição precário que pode durar até séculos, que se caracteriza pela formação de costumes históricos errados e ultrapassados, como o descaso ao jogar o lixo nas ruas.

Para o texto o único modo de mudar esse quadro seria a construção de uma força política, econômica, intelectual e social capaz de romper com esse “estado normal”. A maior participação do povo também se faz necessária, correr atrás e fazer ser respeitado o direto da população diante das adversidades impostas pela globalização e por problemas históricos são de extrema importância para alcançar o tão desejado desenvolvimento.

Métodos adotados pelas Nações Unidas para medir o nível de desenvolvimento de uma nação (IDH, PNUD, etc)  são muito monótonos, usam até média aritmética para obter resultados, porém é o que mais proximamente retrata a realidade de uma localidade. Para tentar mudar essa situação a Conferencia das nações unidas de 1972 sobre o meio ambiente humano procurou alternativas para o melhoramento dos critérios, visando o aperfeiçoamento dos resultados para uma melhor análise.

Acredito que o texto estudado esteja, de maneira objetiva, estabelecendo uma informação correta e de grande foco na atualidade. Ao dizer que o Subdesenvolvimento é um estado de condição precária de uma nação, referindo-se aos seus costumes históricos que não são visto com apresso, esclarece de forma simples o verdadeiro significado de um estado de subdesenvolvimento e consequentemente o estado de  desenvolvimento, que como diferencial o seu comprometimento com o bem está e a educação de seus habitantes. O cenário do capitalismo está voltado ao desequilíbrio ambiental, onde, ela impôs a sociedade uma nova cultura a ser adotada, a cultura do consumismo, do individualismo e da comodidade que acaba sendo mais relevante que os impactos causados ao meio ambiente.

 

Download do artigo
Autor: Hellen Auzier


Artigos Relacionados


O Princípio Do Desenvolvimento Sustentável: O Grande Propulsor Da Economia E Preservação Do Meio Ambiente

Emigração Cabo-verdiana: Contribuição Para O Crescimento Econômico

Gestão Ambiental Em Recursos Hídricos: Sustentabilidade E Equilibrio Nas Relações Entre O Homem E O Meio Ambiente

Breve Introdução Sobre A Intervenção Estatal Através Da Política Fiscal E Monetária

O Crescimento Industrial E Econômico No Brasil E Em Timbaúba-pe (1930-1940)

Análise Dos Impactos Ambientais Nos Diferentes Modais De Transporte

Educação Ambiental