Povoado Taboca – Peregrinação São Francisco de Assis - Nossa Senhora das Dores – Se



Povoado Taboca – Peregrinação São Francisco de Assis - Nossa Senhora das Dores – Se

 

Situado na zona sul do município de Nossa Senhora das Dores-SE, o Povoado taboca conta sua história ao longo do tempo. Terra de gente humilde, trabalhadora e hospitaleira, o povoado conta com um número de 50 famílias, com renda especialmente na agricultura. O Povoado possui uma escola municipal que atende do pré-escolar até a 4ª série do Ensino fundamental menor ( Escola Municipal Joel Nascimento). A grande riqueza cultural do Povoado é a Peregrinação de São Francisco de Assis, fundada no ano 2000 pelo Prof. Nivaldo Alves de Moura filho, quando então diretor administrativo da Escola.

No ano 2004, foi realizada a reconstrução  e ampliação da Capela de São Francisco de Assis, pelo professor Nivaldo, como agradecimento pelo acolhimento do povo local. Muitas lendas folclóricas cercam a história do Povoado como lobisomem, caipora. Contam os mais antigos moradores que tais personagens eram vistos constantemente pela população antiga. O Povoado conta ainda com um bar e uma mercearia. Um episódio antigo entristece os moradores do Povoado, quando uma doença atingiu a  maioria da população em tempos passados, dizimando-a. Os moradores se recusam a falar desse acontecimento da história. Apenas se sabe que parte do cemitério do Povoado é inacessível devido a este episódio.

obstaculos

Mas o Povoado conta com alegria sua história, especialmente nos leilões populares que aconteciam com frequência no povoado nas décadas de 60 e 70, onde à luz de lampião e fogueira e ao som da sanfona, zabumba e triangulo, raiava o sol, nas festanças. No Povoado também existiu a dança de São Gonçalo, onde os homens do Povoado entoavam cantigas em honra ao santo.

Saída dos peregrinos de São Francisco de Asis

A Peregrinação de São Francisco de Assis é sem dúvida o maior evento do Povoado Taboca na atualidade, que acontece sempre no dia 4 de outubro que é o dia de São Francisco de Assis, padroeiro do Povoado. A peregrinação começa as 4 horas da manhã, onde todos os moradores do Povoado se reúnem na Capela, para as orações do Ofício de Nossa Senhora Imaculada Conceição e Ofício de São Francisco de Assis.Neste mesmo horário, o Povo devoto, se reúnem também no Povoado Gentil, com as mesmas orações, em louvor a Santo Antônio que é filho espiritual de São Francisco.

Caminho cheio de obstáculos

Após as orações, o Povo da Taboca começa a procissão peregrina com o seu Padroeiro São Francisco de Assis, em direção às margens do Rio Sergipe. O Povo de Nossa Senhora das Dores, também começam a Procissão peregrina com a imagem de Santo Antônio em direção às margens do ri Sergipe.Durante todo o percurso, os peregrinos cantam louvores e rezam as orações em agradecimento a Deus pelos benefícios. O caminho é  cheio de obstáculos e montanhas altas que testam a resistência física do povo peregrino.

Caminho dificil

As duas procissões se encontram nas margens do rio Sergipe, onde acontecem momentos de oração e louvor. Muitas pessoas choram de emoção no encontro das duas procissões dentro das águas do rio. São feitas preces e agradecimentos. Há quem diga que muitos sinais acontecem durante o encontro. Sabe-se apenas que o momento é cercado de grande emoção e espiritualidade.

Encontro das duas procissões nas margens do rio

Após este momento as duas procissões se juntam formando uma só e seguem em direção ao Povoado Taboca, em louvor e oração. Lá no Povoado acontece um dia inteiro de palestras, cânticos, louvores e encerra-se com a procissão de encerramento à tarde e missa.

Procissão e missa de encerramento

Sem duvida, a peregrinação de São Francisco de Assis no Povoado Taboca, município de Nossa Senhora das Dores- SE, é um ato de fé e simplicidade de um povo que manifesta sua fé, num ato de penitência e muita simplicidade.

São Francisco de Assis

Deus na sua infinita misericórdia, onipotência e Oniciência, permite que sinais como este aconteçam no meio de um mundo tão conflituoso, mostrando com esses sinais algo que todos procuram saber, e que é tão simples ver a resposta presente na simplicidade e humildade de um povo que vive simbioticamente com o divino e o natural.

 


Autor: Prof. Nivaldo Alves De Moura Filho


Artigos Relacionados


Descendo A Vida

BelÉm-pb

São João Do Caru - Um Pequeno Capítulo De Sua História

Granito

Calumbi

Brejinho

Algumas Características Do Quilombo Do Povoado Cruz