O ACOMPANHAMENTO DA FAMÍLIA NA VIDA EDUCACIONAL DA CRIANÇA
Autor: Sonia de Araújo Dias
Resumo:
Este artigo tem como objetivo avaliar o acompanhamento da família no desenvolvimento do ensino aprendizagem da criança. Os dados foram coletados através de uma entrevista com uma mãe que expõe a significância e a importância do acompanhamento da família no processo educacional do filho A entrevista deixou clara que o vilão da defasagem no ensino aprendizagem é “a falta do acompanhamento familiar .” que torna-se um dos grandes desafios enfrentados pelo professor na sala de aula
1 INTRODUÇÃO
A família é o ponto de referência da criança é a base de formação e construção do ser na sociedade Sabemos que antes mesmo de nascer, seus pais já possuem um pré-planejamento para integrá-lo na sociedade como ser crítico e participativo em busca da melhoria do meio social em que vive. Dessa forma, se pressupõe que, como precursora e incentivadora da construção do saber esta deverá criar o seu tempo para participar e interagir na vida da criança, auxiliando nessa formação.
Acreditamos que a família deve manter parceria com a escola, pois, é através delas que a criança conseguirá desenvolver-se expressando suas necessidades, interesses e desejos, no seu novo mundo.
É de suma importância, que a família interaja com a escola e assuma compromissos e responsabilidades trabalhando em conjunto para obterem resultados satisfatórios..
2 A FAMÍLIA COMO UM TODO NA FASE INICIAL DA VIDA EDUCACIONAL DA CRIANÇA.
De acordo com a modernização observamos um grande desinteresse da família em relação a educação na vida da criança, isso de começo assusta, mais aos poucos se integram como o meio social em que ela se insere.
A participação da família é de extrema necessidade na formação e na educação das crianças junto a escola, pois ali é o primeiro contato delas com a sociedade.
A participação dos pais na educação dos filhos deve ser constante e consciente. Daí a importância da união dessas duas instituições sociais na formação educacional onde se desenvolve uma educação com qualidade.
A educação inicial é de suma responsabilidade da família, considerando que s escola torna-se um ambiente familiar ideal para o seu desenvolvimento cognitivo e intelectual
As pessoas que cuidam das crianças, em suas casas, naturalmente possuem laços afetivos e obrigações específicas, das obrigações dos educadores nas escolas. Porém, esses dois aspectos se complementam na formação do caráter e na educação de nossas crianças.
A vida escolar na fase inicial, se completa quando há interesse da família dedicação, cooperação, cumplicidade e, principalmente amor.
Portanto, destacamos aqui um processo dinâmico e evolutivo, onde os pais como mediadores são seus instrutores, lembrando que não se deve perder de vista as transformações continua da criança passo a passo, suas emoções bem como também o seu comportamento e o interesse pela escola.
Na unidade escolar é preciso deixar claro a falta de limites e desrespeito na sala de aula, para que não haja desmotivação nos alunos.
Há um resultado categórico de professores cansados e desmotivados em relação a disciplina dos discentes. As escolas debatem formas de tentar superar todas essas dificuldades e conflitos, pois percebem que se nada for feito em breve não se conseguirá ensinar e educar com qualidade.
Por isso a insistência em se debater a presença constante dos responsáveis na vida educacional do aluno.
Observa-se que, até o momento, essas discussões vêm sendo realizadas apenas dentro do âmbito da escola envolvendo direções, coordenações, grupos de professores e o conselho da escola, tentando chegar a uma conclusão de como melhorar o ensino aprendizagem ora defasada pelo desinteresse dos educandos.
E é nesta tese que afirmamos o quão é preciso à contribuição do seio familiar nesta etapa, onde beneficiará tanto o aluno quanto a escola, e até os próprios professores da classe.
Assim se procedendo haverá uma melhor assimilação do conteúdo a ser aplicado.
Deixamos aqui explícitos que o incentivo partindo de ambas as partes, ocasionará um bom rendimento escolar.
Os responsáveis atuará no papel de conscientizarem seus filhos a serem pontuais e questionar a cada vez que este chegar da escola, sobre o que aconteceu de novo, o que aprendeu nesse dia na escola com os professores etc.
É preciso que questionem a criança ao retornarem para seu lar, sobre o que aprendeu em sala, peça que os ensinem, elas se sentirão importantes, nas estimulações, acompanhe os cadernos e nas lições de casa, estimulem a leitura vivenciando os fatos. Será um momento prazeroso. E assim você vai ajudar na ordem, organização e disciplina do da criança.
Nas tarefas diária, leia com elas bons livros, sempre em voz alta, para que ouçam o som da sua voz, a mesma seguirá o seu exemplo, tornando-se bons leitores.
Essa é a sua contribuição na educação de seu filho pois a família é o ponto de referência na construção do ser. Uma criança que tem acompanhamento dos pais tornam-se crianças gentis, educadas, propensas a aceitarem as normas e regras da escola e da sociedade
Quando a criança se sente ouvida, apoiada, prestigiada, se sente mais estimulada para aprender e aproveitar todas as oportunidades que a escola promove. Ao perceber que seus pais se interessam por seus estudos ela sente-se valorizada, e se desenvolve de forma segura e com boa auto estima.
Não podemos cobrar só da família, e sim também da escola, pois se a criança é bem recebida no âmbito escolar, esta se sentirá vontade em voltar, pois sabe que ali ela irá encontrar, carinho, atenção, calor humano, e uma aula motivada.
O convívio na escola tem muita significância para a criança onde irão compartilhar uma parte de sua vida, com pessoas que não pertencem ao seu meio social.
A família deverá fazer da visita a escola uma rotina que deve se estender ao longo do ano, através de atividades festivas, cívicas, e nestas ocasiões poderão expor idéias sugestivas, incentivando o progresso da escola.
Esclarecemos que é necessário participar, colaborar, estimular, motivar, valorizar, ensinar, conversar, prestigiar, discutir. E nessa parceria, teremos sucesso com a criança, a família e a escola.
REFERÊNCIAS
LAMARE, Rinaldo de. A educação da criança. Rio de Janeiro: Victor Publicações, 1998.
LEITE, Dante Moreira. O desenvolvimento da criança: leituras básicas. São Paulo: Editora Nacional da USP, 1972.
TIBA, Içami: Ensinar aprendendo: como supera os desafios do relacionamento professor aluno em tempo de globalização. São Paulo: Editora Gente, 1998
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