O nome da Rosa



O filme "O nome da Rosa" faz uma grande crítica a Igreja Católica da Idade Média, sendo que retrata as influências que são cobradas dos fiéis, logo se aproveitam da boa fé e "inocência" dos seus seguidores, pois estes acreditam que a pagar indugências alcançariam a salvação eterna, ou seja, ao céu.  O filme critica o posicionamento dos monges diante dos prazeres carnais, pois tais mantêm relações sexuais e pagam em forma de alimentos em troca desse prazer.

" O nome da Rosa" deixa bem claro a Inquisição, que foi criada para punir os hereges, porém eles julgavam tudo pela fé e acabavam a condenadar e matar queimados pessoas inocentes. Sendo que se os fatos fossem apurados levando-se em conta a razão, como estava tentando fazer o personagem principal do filme, a vida de pessoas inocentes teria sido preservada.

A biblioteca do monsteiro tinha o maior acervo da época, porem os livros matinham-se escondidos, pois o conhecimento leva o ser humano a pensar, questionar e isso nao era interessante para Igreja Católica, porque como é citado no próprio filme, os fieis poderiam questionar a Deus e para a Igreja questionar a Deus seria como se indagassem a eles próprios, já que as "leis" desta instituição foram criadas pelos os prórios integrantes e nao por Deus, logo com o conhecimento os fiéis saberiam disso.

Emfim, na Idade Média ,a Igreja Católica detinha o maior poder que existia e também era referência a todo o povo que os seguiam "cegamente". Contudo o filme revela uma Igreja oposta aquilo que pregava, sendo que visava o dinheiro, o luxo, os prazeres carnais e não eram tão humanos como deveriam ser. Tudo aquilo que a Igreja criticava os seus membros faziam.


Autor: Priscila Souza Queiroz


Artigos Relacionados


As Fábulas De Empresas Chamadas Igrejas

Martinho Lutero - O Filme (resenha Crítica)

Considerações Sobre O Filme "o Nome Da Rosa" E O Conteúdo Da Disciplina Filosofia Da Educação I

A Queda No Número De Católicos No Brasil E As Previsões De Maioria Evangélica

Inquisição E Mentalidade

As Alegrias Do MÊs De Junho!

Resenha Do Filme "o Sétimo Selo"