Paraolimpíadas - Um Exemplo De Motivação



Paraolimpíadas, um exemplo de motivação

Muitas vezes na carreira profissional, no desenvolvimento da trajetória do plano de carreira, passamos por dificuldades, adversidades, problemas dos mais diversos tipos e tamanhos, e muitas vezes também nos surpreendemos com nossa superação, motivação e entusiasmo. Porém quando a gente olha e foca em nossas estratégias, por certo tempo os problemas ganham mais relevância, na medida em que as contingências vão crescendo e a dinâmica dos negócios se tornando mais ofensivas.

Essa antítese reflete uma grande oscilação no crescimento desenfreado por metas cada vez mais agressivas, sob a ótica dos resultados de sucesso e de valor.

Toda vez que o profissional foca no problema dificilmente ele achará a solução, pois é necessário "sair do problema" e pensar fora da caixa para pensar em soluções inteligentes usando de criatividade e abusando de inovações. Entretanto, existe outra alternativa para resolver os problemas. Refletir, sobre exemplos de profissionais que os superam de forma respeitosa acima de tudo.

Vamos à analogia: façamos agora um exercício de reflexão sobre os esportistas paraolímpicos do Brasil. Você já pensou em enumerar a quantidade de problemas no sentido de adversidades voltadas ao sofrimento que estes campeões enfrentam? E na realização de suas metas? E os investimentos, patrocínio, apoio, e remuneração desses profissionais? Imagine o caminho a ser percorrido por um atleta que não tem muitas vezes recurso mínimo para desempenhar sua atividade e ainda se mantém motivado. Imagine o poder de superação e esforço empreendido para se manter firme perante a falta de incentivo da nação em todos os sentidos passando pelo governo, mídia e iniciativa privada, e ainda se mantém motivado. Imagine a meta alcançada, se tornando um verdadeiro campeão, e poucos valorizam e reconhecem o cumprimento da meta! Existe algo mais "desmotivador" do que isso? Ufa, quantos problemas, pensou em desistir, não é mesmo?

Para eles não. Esses profissionais se mantém motivados, e por isso estamos entre as 10 maiores potências mundiais em esportes paraolímpicos,

à frente de países como Espanha, França, Alemanha, Japão, que investem milhões em infra-estrutura e desenvolvimento de atletas. Qual o motivo para essa superação dos esportistas brasileiros? Motivação!

O lugar mais alto do podium mundial, ocupado por brasileiros que são campeões duas vezes, primeiro pela superação das adversidades locais, seguido pelo entusiasmo em encher o peito, cantar o hino e gritar Brasil. Isso sim, é um verdadeiro modelo de inspiração e, acima de tudo, acreditar em seus sonhos e em seu país.

Artigo escrito por Fagner Gouveia Bezerra em 26/09/08 e publicado nos sites www.goubezconsultoria.com e www.centraldepsicologia.com.br


Autor: Fagner Gouveia


Artigos Relacionados


Coleta Seletiva: InstalaÇÃo, Problemas E SoluÇÕes

E Agora!

Qual A Diferença De Olimpíadas E Para-olimpíadas

Maurren Higa Maggi: Dificuldades Podem Nos Tornar Campeões

Analisando A Vida

Resumo Histórico Sobre Os Médicos Sem Fronteiras

Homenagem Ao Amigo