Cidades azuis - conheça as cidades onde tudo é pintado de azul



Já imaginou uma cidade onde todas as construções são pintadas de azul? Isso existe, e em mais de um lugar. Há três “cidades azuis” muito famosas. Cada uma tem seu motivo particular para ser assim, mas todas atraem turistas curiosos para ver de perto essas localidades monocromáticas.

A mais famosa delas é Jodhpur, também chamada pelo óbvio nome Cidade Azul. Localizada no deserto de Thar, a cidade indiana é rica em história e ostenta palácios, templos e fortalezas -- todos azuis. Vista do alto, é como uma mancha azul no deserto. Tudo começou quando os brâmanes, casta formada por pessoas de linhagem sacerdotal, pintaram suas casas de azul para distingui-las das residências de pessoas de outras castas. À medida que a cidade foi crescendo, os novos habitantes resolveram copiar a cor em suas casas. Com o tempo, o que era para ser distinção acabou virando tradição.

A segunda cidade azul mais conhecida é Chefchaouen, localizada no nordeste do Marrocos. Fundada em 1471, nos séculos XVI e XVII a cidade serviu de refúgio para judeus que sofriam perseguição religiosa. Eles passaram a pintar as casas de azul para manter viva a associação da cor com sua cultura. Os reis do Antigo Testamento usavam vestes azuis, tingidas com corantes extraídos de mariscos e caracóis, por isso a cor passou a ser sagrada para os judeus. Atualmente esse significado já não tem tanta força, mas os habitantes de Chefchaouen mantêm suas casas pintadas de azul porque assim a cidade atrai turistas.

A cidade azul com menos tempo de existência é Júzcar, lugarejo com cerca de 200 habitantes que fica na Andaluzia, sul da Espanha. A cor tomou conta das casas e demais construções em 2011, por um motivo inusitado: a estréia do filme dos Smurfs no país. O povoado foi escolhido pela Sony Pictures para promover o filme. A empresa arcou com os custos da pintura de 175 imóveis, inclusive a prefeitura e a igreja, e depois apresentou-a como a “Vila dos Smurfs”. Nem os túmulos escaparam do banho de tinta azul. E por falar em tinta, foram usados 9 mil litros.

Júzcar ficou inteiramente azul durante seis meses. Em dezembro de 2011, a Sony ia devolver as cores originais da cidade, mas os moradores votaram pela manutenção do azul. É que a localidade costumava receber, em média, 300 turistas por ano, mas durante os seis meses em que foi a “Vila dos Smurfs”, recebeu 80 mil visitantes.


Autor: Telma Gomes Souza


Artigos Relacionados


Ja Ta Na Hora

Vento

Manhã Clara

Minha InfÂncia

A Destinação Da Sabedoria

Poesia

Mulher Ii