Cemitérios de locomotivas e de pessoas



Para se ter uma noção de como um eixo ferroviário pode aliviar o trânsito em uma rodovia, basta basear-se no trem brasileiro com carga de soja que, com 5 locomotivas, movimenta 125 vagões. Cada vagão tem a capacidade aproximada de uma carreta com eixo duplo. É só fazer as contas para perceber quanto se ganha em economia de diesel e segurança com 125 caminhões a menos em uma estrada sendo substituídos por apenas 5 locomotivas.

A união de estradas mal planejadas ou conservadas, repletas de caminhões e ônibus, com uma frota de veículos de passeio com motores de baixa potência para ultrapassagens leva à enorme quantidade de mortes no trânsito. É óbvio que a falta de educação dos motoristas contribui para o elevado número anual de mortes nas estradas brasileiras.

Se motoristas imprudentes e agressivos fossem passageiros em um trem que circula por um caminho pré-definido pelos trilhos, com um condutor que é mais facilmente monitorável por conta de exigências profissionais, quantas mortes teriam sido evitadas?

Em um raciocínio simples, o aumento de cemitérios de locomotivas causa um aumento proporcional no número de cemitérios de pessoas, mortas nos acidentes de trânsito.

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Autor: Sylvio Mário Bazote


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