Como montar um currículo atrativo?



Até nos dias de hoje, muitas pessoas ainda não sabem muito bem como montar um currículo atrativo e verdadeiro. Ter um currículo bem estruturado é importante na hora de procurar um emprego, pois será basicamente a primeira visão que o contratante terá de você. Funciona como um cartão de visitas, é a primeira impressão que o contratante terá de você. No currículo, já é possível conhecer um pouquinho do candidato à vaga de emprego: sua noção de organização, sua ortografia, as experiências profissionais anteriores, tempo de permanência, cursos já feitos, escolaridade, além de fatores pessoais, como idade, moradia, etc.

Outros itens importantes

Muitas pessoas ainda preferem entregar currículos pessoalmente e atualmente, com a digitalização de tudo, é o melhor jeito, pois os candidatos têm contato direto com as empresas. Ou seja, ter um cuidado com a aparência é um fator extremamente importante. Mas sem exageros. Vale mesmo investir em um bom currículo. Podemos encontrar muitos e muitos modelos de currículo na internet, mas alguns são modelos desatualizados.

Para criar um currículo que chame a atenção dos empregadores, organize seus dados pessoais logo no topo do currículo. Não coloque números de identidade e CPF, nem fotos, a não ser que o empregador solicite. Coloque as últimas referências de emprego, com as datas de entrada e saída ou a permanência. Não minta. Informe também os cursos que frequentou.

Atente com a ortografia: não utilize linguagem muito forçada, formal, mas não use gírias. Cuidado com erros e seja o mais objetivo possível.

Cursos e Especializações de acordo com a vaga

Um candidato à vaga quer se destacar entre os outros, e isto às vezes pode ser um problema. É preciso se destacar, sem dúvidas, mas tomar muito cuidado para não levar uma ideia negativa. Colocar todos os empregos que já teve, pode ser ruim para o currículo. Informe somente os três últimos empregos. Coloque informações que sejam relevantes para a vaga que está concorrendo. Por exemplo: uma pessoa que concorre a uma vaga em uma empresa de engenharia, por exemplo, fez curso de manicure. Esta informação não é relevante para a vaga, logo, não precisa estar no currículo. Um curso profissionalizante de solidworks, um software para modelagem de peças em 3D, será muito mais atraente no currículo.

Depois de entregar o currículo e comparecer à entrevista, basta mostrar as habilidades informadas no currículo durante as seletivas. 


Autor:


Artigos Relacionados


Ja Ta Na Hora

Vento

15 De Outubro

A Destinação Da Sabedoria

Inexplicável

Um Dia Sem Você

Poesia