Fatores Históricos e Geográficos de Peixoto de Azevedo



 

SECRETARIA DO ESTADO DE MATO GROSSO

ASSESSORIA PEDAGOGICA DE PEIXOTO DE AZEVEDO

ESCOLA MONTEIRO LOBATO

 

Fatores Históricos e Geográficos de Peixoto de Azevedo

Progessoras:

Angelica Maria de Jesus

Marilena Ramos 

 

  Introdução

  Nós professores da Escola Estadual Monteiro Lobato, do 4º ano do ensino fundamental dos períodos matutino e vespertino. Sentimos a necessidade de trabalhar com o nosso educando os fatores histórico e geográfico do município de Peixoto de Azevedo.

  Para que esse trabalho possa ser realizado, iremos fazer um passeio de campo a  da Rua do Comercio, relembrar as origens de  Peixoto de Azevedo. Buscar informações por meios de entrevistas pelos pioneiros na ocupação do município.

    O nosso objetivo foi enfatizar como se deu o processo de ocupação e as mudanças ocorridas ao longo do tempo.

    O qual foi feito, leituras diversas, apostilas, revistas, entrevista em campo, fato mapa pesquisas no laboratório de informática, filme, produção de texto.

    E na etapa final serão expostos os trabalhos realizados e apresentado na sala do educação                  

Referencial Teórico

      As Orientações Curriculares Estaduais da área de Ciências Humanas tem como objetivo de ensino a aprendizagem o ser humano em suas relações no/com o tempo e o espaço social, cultural e ambiental.

      A criança deve ser compreendida como sujeito ativo e cognoscente, capaz de construir conhecimentos, inteirando-se com outros sujeitos na realidade concreta.

      Nessa perspectiva, a criança constrói o conhecimento pensando sobre uma realidade problematizada, demonstrado interesse e emoções, questionando-a e atribuindo significados. Nesse processo, elabora noções conceituais científicas, articuladas ás suas experiências de vida.

      A ação pedagógica e curricular deve possibilitar, de forma desafiadora, a ampliação das experiências vividas contribuindo para a construção de compreensão do mundo e suas transformações, uma vez que é na construção de conhecimentos relacionados com os diversos saberes que o ser humano, se reconhece enquanto sujeito histórico.

       As experiências infantis iniciam-se na família entedendo-se para os demais espaços de convivência nas relações sociais e políticas, na interface com a temporalidade e ás transformações produzidas na natureza e na sociedade.

        Quando o professor, com o apoio dos materiais didáticos, organiza seu trabalho, partindo dos locais de vivencia, cria situações de ensino para que o estudante construa o conceito de lugar como uma categoria de Geografia. Tal “conceito lugar” é definido como uma porção do espaço com a qual os seres humanos estabelecem elos afetivos.

           O conceito de espaço deve ser entendido como resultado de uma construção sociocultural num determinado momento histórico. Nessa dimensão, espaço é concebido como representação da realidade, identificando o que constitui, quem e como se vive nele.

PEIXOTO DE AZEVEDO NOME E ORIGEM.

 

            A DENOMINAÇÃO É REFERENCIA AO Rio Peixoto de Azevedo, que banha seu território. O rio por sua vez, recebeu o nome em homenagem ao Tenente de Milícias Antônio Peixoto de Azevedo, que em 1919. Comandou uma expedição, que deu nomes aos rios Arinos, Teles Pires, e Rio Sangue, e buscava alternativas de transportes às praticadas na época, em direção a capital paraense, cognominada de “NAVEGAÇÃO PARANISTA.” Porém sabe-se que a referida epopéia destes desbravadores, não culminou com os resultados esperados, e supõe-se que nem si quer satisfatório fazendo com a expediçã ressonasse as suas bases. A partir daí a região permaneceu bruta e  intocada, ate os anos  70 ,salvo com algumas excursão isoladas, a procura de seringais . Até o advento da abertura da BR-163, pelo 9 BEC e a vinda de alguns proprietários de terras. Esta calmaria dura até 1978/79. Nesta época o Batalhão de Engenharia e Construção, de Peixoto de Azevedo, e seu acampamento, era ás margens da estrada, priximo ao rio, e a presença dos soldados, inibia a garimpagem e a construção de barracos á beira da estrada. Com o ouro á flor da terra a situação ficou incontrolável. Garimpeiros chegavam de todos os lados, e “explodiu’ a região causando a lendária “corrida do ouro”“. Era o começo de tudo. Desta forma, um aglomerado urbano, começou a se formar, e devido ao grande movimento, e  com a necessidade de reposição de mercadorias, ferramentas e gêneros alimentícios, vários pontos de vendas surgiam, e os comerciantes foram se instalando onde é hoje a rua do Comércio. Assim foi nascendo, a partir daquele local, um povoado, que dali originaria a cidade de Peixoto de Azevedo.

O ouro não só atraiu garimpeiros e aventureiros de toda ordem, como também colonos recém trazidos por colonizadoras públicas e privadas para os projetos de assentamentos agrícolas, vindo do sul do pais, que fascinados pelo metal, deixaram de lado seus reais propósitos, e se tornaram garimpeiros, Com o passar do tempo, o povoado ia crescendo, e uma história ia se formando. A imprensa de qualquer lugar que viesse, destacava a alta incidência de doenças e de violência, e a abundância do ouro, numa localidade sem lei e sem ordem. O lugarejo crescia, a migração aumentava. Peixoto de Azevedo chegou a contar com uma população em torno de 70.000habitantes, entre urbana, rural e afluente. 

RUA DO COMÉRCIO

 

Falar da Rua do Comércio é relembrar as origens de Peixoto de Azevedo. Ali foi o começo de tudo. Primeiras algumas barracas instaladas uma ao lado da outra, ou mesmo frontal. Depois, enquanto o matagal ia sendo roçado, com foices, enxadas, e até mesmo com facões, as árvores iam sendo derrubadas a machado, ou com uso de moto-serra. E assim abriam-se clareiras ao longo da mata, no sentido vertical á BR- 163. Veredas atravessavam a mesma, formando caminhos em direção a “Grota rica “, ou ao “ Baixão Velho”, os primeiros garimpos daquela direção. Não houve nenhum planejamento, simplesmente, a medida que iam chegando, os garimpeiros ou comerciantes ali se instalavam em suas novas moradias por eles construídas, sem alinhamento, de madeira retirada da floresta, cuja cobertura quase na sua totalidade, era de material plático. Uma rua já tomava formas, apesar de ser bastante sinuosa, e devido a instalação de várias cantinas, foi denominando de Rua do Comércio.

    Com o passar do tempo esta rua se tornou o centro “Nervoso” do povoado e da região, e no futuro, após a emancipação do município, lá se encontravam implantadas diversa casa compradoras de ouro, de estabelecimentos comerciais mais completos, farmácias, boates,igrejas e até a Prefeitura Municipal. O movimento nesta via, era algo incomum. A valorização imobiliária também. O metro quadrado na rua do comercio, valia tanto ou mais, que equivalente no centro da capital do estado “Cuiabá. “. Era comum também presenciar pessoas saindo das compras de ouro, andando pela rua, carregando pacotes e pacotes de dinheiro, embrulhado em jornal, ou dentro de caixas de papelão, ou simplesmente, sem nenhuma embalagem, nos braços como uma mercadoria qualquer. A agitação acontecia de segunda a segunda. Não parava, segundo depoimentos do músico e notívago, Adão Medeiros, que para cá aveio no ano 1983, e afirma que contou somente na Rua do Comercio, 54 boate

     Mas, o tempo passou, o ouro acabou, a cidade se expandiu, e foram abertas e asfaltadas avenidas e novas ruas. O comércio mais forte, dali foi transferido, como também  a sede da Prefeitura Municipal, e a rua do Comercio, de onde se originou a cidade de Peixoto de Azevedo, foi sendo abandonada. Hoje se encontra em ruínas, esperando que algum dirigente público, dela se compadeça, e a restaure, para que sirva como monumento histórico e marco da fundação da cidade de Peixoto de Azevedo., recordista na produção de ouro cerca de uma tonelada e meia por mês. 

 

     

Objetivo Geral.

 

O proposto deste trabalho foi enfatizar como se deu o processo de evolução de sua cidade, as mudanças ocorridas ao longo do tempo e sua principal origem e formação e captar e que as crianças conhecem sobre o município onde vivem as atividades econômicas realizadas antigamente e atual.

                                                            

 Objetivo especifico

    - Ampliar o conhecimento do educando com informações corretas da real história da origem, nome do município e a formação desta terra.

   - Conhecer os desafios dos garimpeiros na extração do ouro

   - Localização geográfica do município através da leitura de mapas.

     Promover atividades em grupos favorecendo a cooperação, socialização com os demais colegas.

  Justificativa

  Este trabalho tem o proposto de ajudar os alunos a dimensionar historicamente a sua realidade estabelecer  relações entre o presente e o passado e informar para as crianças os fatores históricos e geográficos.

    Pois sabemos que ao se deter na transformação e nas mudanças do município o aluno ira refletir tanto sabre as mudanças quantos nas permanências.

    O conhecimento histórico e geográfico e uma construção realizada pelos historiadores ao pesquisar a historia o aluno ira ser estimulado a consultar fontes, documentos fotográficos e escritos e embasado nesse aspecto, e que o aluno desenvolverá seu ensino/ aprendizagem, pois serão estimulados a vários processo cognitivos, assim ela será incentivada a registrar , organizar e  sistematizar os resultados do estudo e pesquisa   

 

    Metodologia

 Este projeto será desenvolvido com os alunos do 4º ano do ensino fundamental dos períodos matutino e vespertino. Os trabalhos a serem realizados consistem em etapas. Na primeira etapa os professores fizeram pesquisa sobre o tema e posteriormente escolhas das atividades a serem trabalhadas em sala. Em seguida será feita pesquisa de campo no centro histórico de Peixoto de Azevedo com os alunos com o intuito de conhecê-la a Rua do Comercio e Pesquisa em livros e revistas e no laboratório de informática. Na terceira etapa os mesmos assistirão ao filme que mostrará como se deu a ocupação do território que constitui atualmente o município de Peixoto de Azevedo e Pesquisa com os pais e na sequencia será feita produção de texto e Leitura do mapa do Brasil, mapa do estado e do município para a localização geográfica. Na quarta etapa produção de textos, com apresentação em sala de aula.

 Recursos Metodológicos

-Computador

-Pesquisa na internet

-Vídeo

-Câmara digital

-mapas

 

Bibliografia

 

Ferreira, João Carlos Vicente, 1954-

 

    Mato Grosso e Seus municípios, Cuiabá: Secretaria de Estado da Cultura, 1997 .

Pontes Vargas Delusor ‘’ A cidade que  veio do ouro’’ Goiânia- GO 2009.

 Fatores Históricos e Geográficos do Município de Peixoto de Azevedo

Orientações Curriculares: área de Ciências Humanas:

Educação Básica./Secretária de Estado de Educação de Mato Grosso. Cuiabá: Defanti, 2010.   118p.


Autor:


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