A BRINCADEIRA NO DESENVOLVIMENTO INTEGRAL DO SER HUMANO



SIRLENE MENDES GOMES

SILVANE MENDES DE JESUS

RESUMO

 

Qualquer ser humano pode tirar proveito das brincadeiras, tanto pelo seu aspecto lúdico, de prazer e diversão, e também pelo aspecto da aprendizagem, as brincadeiras nas atividades lúdicas contribuirão no desenvolvimento de várias competências e habilidades da criança, explorando e refletindo sobre a realidade e a cultura na qual esta inserida.  

A brincadeira é o caminho que percorremos felizes, expressando o que nos vai ao coração, revelando o nosso eu autêntico, nosso modo livre e criador de curtir a vida; viramos crianças quando já não somos mais, a diferença para as crianças é que vivem ainda um tempo mesmo de ser criança, de brincar (MALUF, 2004, p. 36).

Além de divertido e prazeroso, a brincadeira é essencial para o desenvolvimento e o aprendizado da criança, a participação da criança nas atividades lúdicas irá desenvolver nelas novos conhecimentos, habilidades de forma natural e satisfatória, gerando um forte interesse em aprender garantindo um agradável prazer ao brincar.

Para Brougére (1998, p. 115), “os jogos e brincadeiras são meios que ajudam a criança a penetrar em sua própria vida tanto como na natureza e no universo.”

Sendo assim, a atividade lúdica se revela como um dos aspectos mais autênticos do comportamento infantil e, pelo brincar, a criança constrói seu pensamento, mais para que o brinquedo seja um influenciador será preciso que a criança obtenha contato com a realidade, e por meio de observações do desempenho das crianças com seus brinquedos podem-se avaliar o nível de seu desenvolvimento motor e cognitivo.

De acordo com SCHWARTZ (2002, p. 108), “a criança é automotivada para qualquer prática, principalmente a lúdica, ela tende a notar a importância de atividades para o seu desenvolvimento, favorecendo o retorno e a manutenção de determinadas atividades”.

Se o estimulo estiver adequado ao estágio de desenvolvimento em que a criança se encontra as experiências vividas constituem-se em aprendizagens ricas e douradoras, além disso, não se pode esquecer que as atividades lúdicas deixam os dias mais felizes e ajudam a oferecer conhecimentos mais significativos.

As atividades lúdicas promovem ou estabelecem o bem-estar psicológico da criança, no contexto de desenvolvimento social da criança, tais atividades são parte do repertório infantil e integram dimensões da interação humana necessária na análise psicológica (SCHAEFER, 1994, p. 144).

A criança mesmo brincando sozinha, ela ordena o pensamento, estimula a criatividade e aperfeiçoa a capacidade de resolver problemas. A brincadeira com as atividades lúdicas desenvolve as habilidades da criança de forma natural, não esquecendo que a brincadeira é de extrema importância, na qual ela interessa naturalmente, e aprimora suas percepções, inteligência e aspectos sociais, reconhecendo que essas atividades proporcionam mudanças de comportamento, fazendo surgir novas formas de respostas e de ação às solicitações do meio em que as crianças vivem.


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