Globalização, Internet e Turismo



Nos últimos tempos, o crescimento tecnológico e o interesse da sociedade pela tecnologia, vêm desenvolvendo a cada dia em expansão no turismo, como exemplo a Internet queopera em tempo real. Este novo conceito em negócios transformou-se em uma ferramenta importante e indispensável, oferecendo aos consumidores subsídios para a escolha de seus próprios roteiros turísticos, de férias ou negócios, que representam investimento de tempo e financeiro, muitas vezes sem precisar passar pela ajuda de um agente de viagem. 

A globalização ampliou estratégias para identificar, desenvolver e comercializar o turismo por operadoras turísticas, empresas de transporte aéreo e de pequenas e médias empresas ligadas ao turismo.

O crescimento explosivo da Internet é considerado um fenômeno revolucionário em computação e telecomunicações, e está constantemente se expandindo à medida que mais empresas e outras organizações e seus usuários aderem a esta rede mundial de supervia de informações.

A globalização é acelerada pelo avanço dos meios de comunicação, com a interatividade fez o mundo ficar menor. Ao invés de se mandar uma carta, torcer que seja entregue em seu destino e esperar muito tempo por uma reposta, hoje se envia um e-mail, onde a resposta é imediata. Para fazer uma pesquisa, consulta-se um CD-ROM ou um web site (MARÍN, 2004).

A Internet chegou ao Brasil em 1989, porém o acesso era restrito a professores, estudantes e funcionários de universidades e instituições de pesquisa. Em adição, instituições governamentais e privadas também obtiveram acesso devido a colaborações acadêmicas e atividades não-comerciais. Somente em 1995 a Internet foi liberada para uso comercial da rede no Brasil, originando os primeiros provedores de acesso no país.

Segundo Organização das Nações Unidas - ONU (2007), o Brasil é o sexto maior usuário de Internet no mundo em termos de total de população que acessa a rede, são 39 milhões de pessoas usuárias de rede de computadores no país.

O crescimento explosivo da Internet é considerado um fenômeno revolucionário em computação e telecomunicações, e está constantemente se expandindo à medida que mais empresas e outras organizações e seus usuários aderem a esta rede mundial de supervia de informações.

No ramo do turismo, a Internet tem sido uma plataforma fundamental para a rápida expansão de serviços de informação, aplicações comerciais, promoção e webmarketing, incluindo sistemas colaborativos, intranet e comércio eletrônico. As empresas que atuam no trade turístico buscam se adaptar às novas tecnologias, pois com a globalização, a concorrência passa a ser mundial e o cliente cada vez mais perto do fornecedor.

Conforme dados publicados pela Associação Brasileira de Agentes de Viagens - ABAV (2007) "em 2005 o número de internautas nos sites de viagem e turismo aumentou 93%. No primeiro semestre de 2006 o turismo teve 42,12% da audiência no Brasil, sendo o tema de maior procura na web".

Diante da perspectiva, ter um site de uma empresa na web nos dias de hoje já se tornou obrigatório, já não é mais um custo para o empresário, mas sim, um investimento.

A Internet é uma ótima ferramenta de divulgação e marketing, mas ter um site não basta. Este deve agregar valores para o negócio, nem que seja disponibilizando informações básicas sobre a empresa, que são de extrema importância no mercado.

A imagem de uma empresa de turismo na Internet é um meio para criar oportunidades, divulgar produtos e serviços, informaçoes sobre destino, vistos, relacionar-se com clientes e futuros clientes, chamar a atenção do usuário e causar boa impressão em segundos, é o que marca a empresa na web.

A atualização tecnológica é de grande importância para empresas turisticas, pois melhora a eficiência e a eficácia operacional, facilita processos, oferece informações e aumenta a agilidade do setor. É necessário que a Internetseja utilizada aproveitando todos os seus recursos, como instrumento para agregar valor e gerar economia para o turismo.


Autor: PRISCILA PIRES DE MELO


Artigos Relacionados


Dando Presentes Pela Internet

Ganhar Dinheiro Na Internet

Tecnologia Da Informação

Bons Motivos Para Sua Empresa Ter Um Site

Consumidor Da Era Digital Determina Mudanças Nos Serviços Das Operadoras

Fique Ligado Na Internet Pela Tomada

Relações Públicas Como Educador Ambiental