Por quê tomar suplementos?



As mais recentes orientações dietéticas ocidentais deixam muito claro que as necessidades nutricionais devem ser conseguidas primariamente através da sua dieta. Mas, estudos recentes apontam deficiências à dieta ocidental. Ela contém pouca fibra e demasiada gordura.

O tipo de vida que a população ativa leva nas cidades, dificulta a adoção de uma alimentação saudável. As refeições devem ser ingeridas tranquilamente. Cada garfada ou colherada deve ser muito bem mastigada, cerca de 23 vezes como recomendam os especialistas. Ora isso é quase impossível devido ao curto espaço de tempo livre para o efeito, o que se reflete de forma negativa na assimilação de todos os nutrientes dos alimentos que comemos.

Os alimentos nutricionalmente bons, quando cozinhados de forma incorreta, perdem vitaminas e minerais. Muitas frutas são colhidas antes de amadurecerem e passam muito tempo em armazéns, reduzindo-lhes a quantidade de vitaminas e outros nutrientes que nos levam a comprá-las. Um solo pobre também não ajuda e as frutas e legumes têm qualidade inferior. Os venenos dos pesticidas e herbicidas, por vezes, acabam na nossa mesa. A carne e peixe também já não são como eram devido à crescente poluição do meio ambiente.

Alguns grupos de pessoas, apresentam diferentes necessidades nutricionais, como é o caso das mulheres em idade fértil, grávidas ou lactantes, crianças e adolescentes com hábitos alimentares irregulares, idosos, vegetarianos ou vegans, pessoas que fazem dieta ou evitam determinados grupos de alimentos, pessoas com distúrbios alimentares ou condições médicas de deficiência, problemas de absorção alimentar, intolerância à lactose e pessoas que comem frequentemente fast food e alimentos processados.

Quem ingere álcool em demasia ou fuma, deve compensar os danos provocados ao organismo por excessos ou vícios com uma alimentação mais rica em certos nutrientes que, de certa forma, os minimizam.

As pessoas devem obter nutrientes para corrigir as suas deficiências provocadas por todas as situações acima mencionadas. O seu nutricionista ou médico convencional pode aconselhar a inclusão de mais fruta e mais legumes frescos e secos, carnes magras e mais peixe na sua alimentação ou o equivalente, através da ingestão de suplementos alimentares apropriados ao seu caso.

Seja para ganhar massa muscular ou queimar gordura, os suplementos alimentares podem dar uma grande ajuda mas, terá de fazer a sua parte, tem de se esforçar. Eles também são benéficos na redução do mau colesterol ou no aumento do metabolismo.

Os suplementos alimentares devem ser usados como suplemento, sem exceder as doses recomendadas e não como substitutos de uma alimentação variada. Os suplementos não são uma pílula mágica mas podem produzir efeitos surpreendentes na sua saúde, elevando a sua energia e melhorando a sua disposição física e mental.


Autor:


Artigos Relacionados


Suplementos Alimentares

7 Dicas Para Engordar E Ganhar Peso

Suplementos Para Musculação

A Escolha Pelo Vegetarianismo

Suplemento De Vitaminas Herbalife – A Importância Dos Nutrientes

A Gelatina E Suas Poucas Calorias

Suplementos Termogênicos