Platão



PLATÃO

                        Platão foi um filósofo da Grécia antiga, e um dos mais importantes pensadores da história. Ele nasceu em Atenas (427/347 a.C.), seu nome verdadeiro era Arestócles, seu apelido era Platão devido, segundo dizem, a largura dos seus ombros. Com o objetivo de entrar para a política, Platão foi estudar filosofia no círculo de Sócrates, assim, estaria melhor preparado para a vida política.Por muito tempo Platão foi discípulo de Sócrates. O interesse pela carreira política acabou quando Sócrates foi levado a julgamento e condenado a morte.

(...) O fato de Atenas ter condenado à morte seu filho mais nobre não só lhe deixou marcas para toda a vida como também determinou a direção de toda a sua atividade filosófica.

Para Platão, a morte de Sócrates deixou bem clara a contradição que pode existir entre as efetivas relações dentro de uma sociedade e a verdade e o ideal. (GAARDNER, 1995, p. 96) 

                        Após a morte de seu mestre, Platão deixou Atenas e viajou por vários anos. Ele foi ao Egito, a Itália, a Sicília. Em 387 a.C., Platão voltou para Atenas onde fundou uma escola de filosofia e ciências que ficou conhecida como “Academia”, por situar-se no parque dedicado ao herói Academos. Lá se estudavam assuntos como matemática, astronomia, ciências biológicas, ciências políticas e ginástica. O método de ensino utilizado na academia de Platão era o de diálogo vivo. Muito dos textos filosóficos escritos por ele também tinham a  forma de diálogos, como peças teatrais que se preocupavam basicamente com a apresentação, a crítica e o conflito de idéias filosóficas. Os personagem discutiam a filosofia interpretando lados opostos de uma questão.

                        São exemplos de obras de platão: Crátilo, Críton, Crítias, Demódoco, Fedro, Hiparco, Mênon, Parmênedes, Político, Protágoras, Sísifo, Sofista são exemplos de diálogos. Apologia de Sócrates: trata do discurso de defesa de Sócrates no tribunal em que ele foi submetido em Atenas – Esse tribunal condenou Sócrates a tomar um cálice de veneno. 

                        A filosofia de Platão deixou marcas profundas em toda a filosofia européia. Ele escreveu sobre diversos temas, são exemplos de sua filosofia...

Download do artigo
Autor:


Artigos Relacionados


Pensamentos De Sócrates Para Entender Platão

Apologia De Sócrates

Platão: Conhecimento, Amor, Prazer E Alma

A MissÃo Divina Como Fundamento Da Filosofia De SÓcrates

Pessoal

Psicologia E Suas Contribuições Para A Educação

A Relação Entre Corpo E Alma Segundo Fédon