O que fazer quando os pais querem decidir a Profissão dos filhos



Muitos jovens têm dilemas quanto à escolha da profissão, mas não por dúvidas ou por não saber o que gostam, mas sim porque os pais querem decidir por eles que profissão devem seguir. Seja devido a profissões que os pais não conseguiram seguir ou por herança profissional. É grande número de pais que interferem na escolha de um curso na faculdade para seus filhos, mesmo que seja apenas opinando. Há até mesmo pais que se recusam a ajudar os filhos a pagar a faculdade ou as despesas, se estes não fizerem o curso que os pais escolherem. Muitas vezes, os jovens se preparam para cursar a faculdade de seus sonhos, fazem cursos preparatórios, que tenham a ver com a área escolhida, como Solidworks para Engenharia ou curso de Massagem para Estética, por exemplo, e chegam na hora de informar a família, eles não aceitam. Então, o estudante acaba tendo conflitos na família após tomar a decisão.

Desenvolvimento Profissional

Muitas vezes, estes conflitos ocorrem porque os pais acham que a profissão escolhida pelo filho “não dá futuro”. E os conflitos podem acabar prejudicando o estudante. Se ele optar pela escolha da família, não terá ânimo para seguir com os estudos. Já se escolher por aquilo que gosta, pode acabar não sabendo lidar com a pressão da família, e desistindo dos estudos ou desanimando. É importante que o jovem converse com a família e mostre os seus pontos de vista em relação à escolha que fez, se preocupando em retirar qualquer ideia precipitada sobre sua escolha. Assim, o estudante poderá ter um melhor desenvolvimento nos estudos e profissional, pois poderá ter o apoio que tanto precisa e fazer o que gosta.

O que deve ser levado em consideração na escolha do curso?

Muitas mães e pais se preocupam tanto com a profissão escolhida pelos filhos, por causa também ao salário e oportunidades de vaga que poderão surgir – ou não – no mercado de trabalho. Afinal, nenhuma mãe quer que seu filho fracasse em uma profissão. Os fatores que devem ser levados na hora de escolher uma faculdade são determinantes e importantes na hora de tomar uma decisão. A realização no emprego, salário, estabilidade, e oportunidade de crescimento são muito importantes, mas tudo é possível quando se faz algo que gosta e se dedica a isso. 


Autor:


Artigos Relacionados


Ja Ta Na Hora

Vento

LaÇos De Sangue

15 De Outubro

Saber Viver

O Preconceito Na Sociedade

O Pinguça