Como saber se a empresa de calibração esta de acordo com o INMetro
A dúvida que surge na hora da escolha e da contratação de uma empresa que prestará um serviço de calibração em seus instrumentos de medida de precisão, é se realmente a empresa está autorizada pelo Inmetro a realizar este tipo de serviço e emitir um laudo válido.
Realmente este fator é de máxima importância, já que existem outras empresas que oferecem serviços de calibração, mas não possuem essa autorização, então o serviço pode ser comprometido em qualidade, e o pior, não ter validade perante as autoridades que possam exigir os laudos. Tome sempre muito cuidado na hora da escolha e contratação.
É simples saber se a empresa em que você esta realizando contato está ou não devidamente credenciada.
No momento que você estiver em processo de cotação com a empresa solicite alguns dados básicos, como cnpj, e razão social, e site da empresa se esta o tiver. É muito importante saber todas as informações da empresa, a maioria das prestadoras de serviços de calibração rbc, deixam bem claro em sua própria apresentação esta informação pois estão cientes de sua importância.
Empresas que estão de acordo com o Inmetro fazem parte da Rede Brasileira de Calibração, e no próprio site deste órgão nacional você encontra a listagem das empresas que estão devidamente autorizadas a realizarem o processo de calibração rastreada de qualidade emitindo laudos válidos e extremamente confiáveis.
Estas empresas autorizadas realizam o procedimento de calibração, baseado nas comparações a padrões pré-estabelecidos, e por isso emitem laudos com resultados que lhe dão garantia quanto a sua veracidade.
Desconfie do procedimento de empresas não credenciadas pelo Inmetro, não se deixe iludir com a promessa de garantia e preço baixo, que muitas vezes encontram-se na média do que será cobrado pelas empresas credenciadas.
Esta informação é muito importante e deve ser levada em conta sempre que precisar realizar o processo de calibração em algum instrumento de medida.
Exija qualidade sempre, esteja de acordo com as normas regulamentadoras, você só irá receber resultados positivos em troca, faça sempre a verificação na lista da Rede Brasileira de Calibração, mesmo que essa informação for passada como positiva pelo contato. Esteja atento e evite maiores problemas posteriormente, erros grotescos em processos de medidas podem acarretar consequências desastrosas, onde o reparo poderá custar muito para ser resolvido, prejudicando até mesmo a imagem de uma empresa que depende de resultados precisos em suas operações. Não corra este risco.