DISLEXIA DIFICULDADES OU PROBLEMAS DE APRENDIZAGEM



Sirlene Mendes Gomes

Silvane Mendes de Jesus

Resumo

 

Durante muito tempo, a criança com dislexia foi encaminhada ao médico, cujo diagnóstico isolado, ansiosamente aguardado pela família e pela escola, iria confirmar ou negar a sua normalidade.

Num passado ainda próximo, nos casos detectados, geralmente a criança era encaminhada para classes ou escolas especiais que ofereciam um ensino diferenciado. Com isso, acabava por tornar-se estigmatizada e fazer parte de um segmento social marginalizado, onde as oportunidades de ampliação de suas potencialidades eram reduzidíssimas. Apenas com a chancela do médico, na maioria das vezes, a criança com dificuldade de aprendizagem passava a ser considerada, por muitas pessoas, como um ser incapaz de criar e produzir conhecimento.

Mesmo hoje, não podemos ignorar que, diante de qualquer desvio do padrão de comportamento, principalmente na escola, a primeira hipótese de explicação ainda faz referência a um possível problema mental.

Como sujeito dotado tão somente de cabeça, desprovido de corpo, emoção e sentimento, a criança distante dos padrões de competência foi, até a bempouco tempo, vítima de um julgamento equivocado e parcial.

Esse procedimento se modificou-se, em decorrência, principalmente, dos avanços nas pesquisas neurológicas comprovando a plasticidade do cérebro 39 que, mesmo lesado, tem condições de reconstituir-se e garantir seu funcionamento, bem como da Psicologia, em especial a Psicanálise, cuja contribuição está sendo significativa no sentido de colaborar para que a criança seja também considerada como dotada de sentimentos, que desde a vida intrauterina influenciam o seu comportamento. A Pedagogia, igualmente, acabou por repensar a sua prática, investigando mais profundamente a relação ensinoaprendizagem.

E todos esses profissionais, atuando integradamente, deram um impulso à questão. Percebe-se cada vez mais a evidência de que se faz necessário considerar o aspecto orgânico como importante na avaliação do problema de aprendizagem, no entanto é, também, indispensável que os aspectos cognitivos e afetivos sejam ponderados na elaboração do diagnóstico, como também no tratamento indicado.

Além desses fatores, não se pode deixar de levar em conta os níveis econômicos e culturais em que o grupo familiar da criança se encontra, bem como o tipo de escola que freqüenta, uma vez que, se forem bem entendidas e encaminhadas as crianças com dificuldades de aprendizagem, elas não precisam ficar pelos cantos ou entristecidos por causa disso, mas sim terorgulho te ter pessoas capazes de poder ajudá-los e amá-los.

A prática psicopedagógica mais moderna tem mostrado que, mesmo na ignorância a criança tem se mostrado persistente certamente por elaborar 40 mecanismos inteligentes de defesa ou de manutenção de uma dinâmica grupal na qual se encontra inseridas.

Contudo fica indispensável ressaltar que equipes multidisciplinares compostas por médicos, pedagogos, psicopedagogos, psicólogos, professores entre outros como pais envolvidos, cada vez mais se colocam a serviço dos casos de problemas de aprendizagem, colaborando para que as crianças encaminhadas possam desfrutar plenamente sua cidadania.

Sugere-se a todos os educadores que estão diariamente em contato com alunos pesquisem sobre a Dislexia.


Autor:


Artigos Relacionados


A Importância Do Jogo Na Matematica

Dislexia

Como A LingÜÍstica Explica A Dislexia

Quando As Atividades Pedagógicas Ultrapassam Os Limites Da Escola, O Que Fazer?

A Importância Da Família Na Aprendizagem

Dislexia: Um Distúrbio De Aprendizagem.

A Brincadeira No Desenvolvimento Integral Do Ser Humano