SUPER LEARNING - dicas para um estudo de sucesso



Atualmente, muitas pessoas utilizam técnicas para estudar, entender melhor e reter informações. Alguns passos comprovados tornam seu estudo mais eficaz. Diferentes métodos funcionam para diferentes pessoas. A seguir seguem algumas sugestões para melhorar seus estudos:

  • Preste atenção na aula – sente-se em um local onde será capaz de ouvir a explicação do professor.
  • Defina metas para cada sessão de estudo – trace uma estratégia, defina suas metas e tente, ao máximo, cumpri-las.
  • Gerencie seu tempo – faça um cronograma semanal e dedique um tempo para estudar todos os dias.
  • Revise a matéria logo após a aula – ao estudar todos os dias, a matéria fica em sua memória por longo prazo e você não esquecerá facilmente. Comece a estudar pelo menos 30-90 minutos após uma refeição.
  • Algumas pessoas preferem estudar no silêncio, outras preferem uma musica de fundo. Se você pertencer ao segundo grupo, prefira músicas instrumentais, aquelas que não contenham palavras, como clássica ou estilo barroco. Caso contrário, seu cérebro entrará em um estado de “multitarefa” e se distrairá acompanhando a letra da música. Além disso, ouvir uma música relaxante em volume baixo ajuda a aliviar o estresse.
  • Postura – procure estudar em um local onde você possa sentar de maneira correta, um local calmo onde não haverá interrupções. Uma postura correta aumenta a concentração, além de evitar problemas na coluna e má circulação.
  • Mantenha-se alerta – a atenção que você dá a um assunto é muito importante. Quanto mais alerta você estiver ao estudar, mais rápido aprenderá.
  • Estudar assuntos semelhantes em horários diferentes – as ondas cerebrais são como ondas de rádio e se não houver espaço suficiente entre elas, haverá interferência. Sendo assim, quanto mais semelhantes as matérias, mais interferência terá. Separe períodos de estudo: divida a sua hora de estudar língua portuguesa com química ou física não com inglês ou espanhol, por exemplo.
  • Não passe mais do que 1 hora no mesmo assunto – para aprender melhor devem-se distribuir os assuntos estrategicamente para que sua mente subconsciente absorva o que acabou de estudar. Faça pausas para descanso – especialistas da Universidade de Cornell alegam que seu estudo será mais eficaz se fizer uma pausa de 20 minutos entre as matérias.
  • Teste-se – descubra quais seus pontos fortes e fracos. Você pode usar perguntas de revisão, testes práticos ou ainda elaborar uma apresentação em PowerPoint. Dessa maneira, você não irá apenas memorizar o que aprendeu – irá entender! Escrever com suas próprias palavras, ensinar ou explicar a matéria possibilita maior entendimento.
  • A construção de mapas mentais – essa técnica permite organizar dados, visualizar claramente o conceito estudado, organizando conhecimentos e resumindo ideias importantes.
  • Mantenha-se hidratado – a falta de pelo menos 2% de água no organismo pode causar a perda de 20% de foco.
  • Alimente seu cérebro antes de estudar e fazer provas – certifique-se que está ingerindo a quantidade necessária de vitaminas do complexo B, proteínas e carboidratos.

Essas dicas poderosas ativarão seu cérebro e a matéria estudada permanecerá em sua memória por muito mais tempo. Escolha as dicas que mais se encaixam em seu perfil e bons estudos! 


Autor: Kátia Brunetti


Artigos Relacionados


Notrevew é Um Sonho é Um Rito Poesia Cantada 21.03.11

Conheça As 10 Praias Mais Paradisíacas Do Rio De Janeiro

Condenadas Ao Arrependimento

Eu Sou A B C 17 & 18.08.09

Sete Motivos Para Não Ir Com Fome Pra Casa

Não Será Nada Fácil

Dicas De Estudo