A tecnologia e o mercado de trabalho



Nos dias de hoje, é praticamente difícil encontrar nas grandes cidades alguma pessoa que não utilize computadores ou celular. O mundo vive conectado de alguma forma. Até as pessoas menos favorecidas financeiramente têm um aparelho celular, dos mais simples. O acesso à tecnologia está nas mãos da maioria das pessoas, até mesmo acesso à internet, pelo mesmo celular simples que muitos possuem. A qualidade de vida da população foi afetada, tanto positiva quanto negativamente com a evolução das tecnologias no mercado de trabalho.

Quando a tecnologia atrapalha

Em um mundo tão conectado é quase difícil não observar jovens que se encontram em shoppings, praças e restaurantes, mas jamais deixam de lado seus celulares ou notebooks, e não perdem nenhuma chance de acessar ao Facebook, mesmo já estando no meio de amigos. Podemos observar senhores de 70 ou 80 anos indo a caixas eletrônicos, utilizando celulares, embora ainda haja pessoas que não se adaptam à tecnologia. É possível acessar a internet de qualquer lugar, até mesmo gratuitamente. Isto afasta um pouco a convivência entre as pessoas. É praticamente impossível nos dias de hoje uma empresa ir parar a frente sem o uso de computadores, internet, celulares. Porém, a tecnologia nunca vai atrapalhar completamente a ponto de precisar de extinta, e sim sempre evoluir mais.

 Os avanços no mercado de trabalho

No competitivo mercado de trabalho, é preciso se diferenciar de alguma forma. A tecnologia auxiliou bastante, pois surgiram muitas outras novas profissões e, além disso, a demanda por pessoas qualificadas para operar máquinas e programas que antes seriam substitutos do trabalho físico, tem aumentado. Os candidatos precisam se especializar de acordo com a área em que atuam ou pretendem atuar, pois se antes o mercado de trabalho prezava os talentosos, hoje em dia basta saber utilizar computadores e programas para se destacar um pouco mais. Uma recepcionista precisa saber utilizar os serviços de e-mail e Excel, engenheiros e designs precisam utilizar o Solidworks, um software para criação de peças, um fotógrafo precisa conhecer sua câmera além de simplesmente tirar fotos. Quanto mais conhecimento, mais chances de se destacar no mercado de trabalho, mas é preciso ter foco.


Autor:


Artigos Relacionados


Inexplicável

Vento

15 De Outubro

A Destinação Da Sabedoria

Poesia

Saber Viver

Mulher Ii