Como cuidar do pára-brisas do carro?



O párabrisas é um dos componentes mais importantes do carro já que, em caso de acidente, não só atua como um escudo contra os objectos que provêem do exterior mas também sustenta aproximadamente 70% da estrutura do carro. Por isso é imprescindível mantê-lo em perfeito estado.

As microrroturas: Um inimigo a não subestimar

Quando um carro percorre muitos quilómetros, sobretudo nos centros urbanos ou em lugares onde as condições atmosféricas são frequentemente adversas, o pára-brisas encontra-se mais exposto aos riscos e golpes. Com o passar do tempo, quem sabe devido a um buraco ou às alterações bruscas de temperatura, estes danos podem converter-se em roturas que podem marcar a diferença entre a vida e a morte em caso de acidente. 

Por isso, a primeira regra para cuidar do pára-brisas é manter-se atento aos danos que sofre e, em caso de dúvida, consulte um profissional para avaliar se a rotura pode ser reparada ou necessita de mudar todo o vidro.

Apesar de tudo, o ideal seria evitar este tipo de danos. Para fazer isso, uma medida de prevenção fundamental é manter a distância de segurança do veículo da frente, já que é este que levanta as pequenas pedras que causam as microrroturas.

Outros conselhos para manter o pára-brisas em perfeito estado

A limpeza do pára-brisas é outro aspecto essencial, seja para evitar pequenos riscos ou as áreas opacas que se formam normalmente com os anos e que diminuem a visibilidade do condutor. Mesmo que o pára-brisas lhe pareça resistente, o melhor é tratá-lo como se fosse um espelho muito delicado. Utilize água misturada com um detergente suave ou um líquido especial para limpar cristais. Não use nenhum tipo de substância abrasiva ou em pó porque pode manchar o vidro para sempre.

Durante a época de inverno, o ideal será cobrir o párabrisas com uma manta para evitar que se forme gelo durante a noite. No caso de ele se formar, nunca utilize água quente para o derreter. Em vez disso, use um raspador e assegure-se que não tem nada afiado na ponta da folha.

Finalmente, não se esqueça de manter as escovas limpas e em perfeito estado. Recorde que a acumulação de partículas de terra minúsculas que têm um efeito abrasivo no vidro é frequente nas borrachas.


Autor: José Couto


Artigos Relacionados


Vento

A Destinação Da Sabedoria

Poesia

Ja Ta Na Hora

15 De Outubro

Desilusão

Solidão