A importância da educação infantil



A importância da educação infantil

Geralmente em meus artigos defendo a tese de que uma educação séria, ética e comprometida possui sua parcela de importância no que se refere a maiores transformações conjunturais do contexto social. Esta minha defesa centra-se na noção de que a educação mediada junto as nossas crianças e jovens pela escola, a partir de uma sadia proposta pedagógica pode proporcionar saberes e aprendizados que poderão contribuir para a construção níveis de consciência críticos e cidadãos.

A educação escolar em nosso país compreende a educação básica e a superior. A educação básica se subdivide em educação infantil, ensino fundamental e ensino médio. Já a educação superior contempla a graduação e pós-graduação. Sob uma perspectiva hierárquica, temos na educação infantil a etapa inicial de escolarização de nossas crianças. Hoje, a freqüência na educação infantil ainda não é obrigatória, sendo somente após o ano de dois mil e dezesseis que o ingresso nesta etapa de ensino se tornará obrigatório para crianças a partir dos quatro anos de idade.

No entanto, mesmo sendo a educação infantil ainda facultativa para as crianças (de zero a seis anos) em nosso país, muitos pais e responsáveis optam por matricular e permanecer com os pequenos nas escolas. Pedagogicamente falando, as experiências, os saberes adquiridos e os conhecimentos construídos muito podem contribuir para a formação de nossos pequeninos estudantes.

Diversas teorias sociais, filosóficas, pedagógicas e psicológicas apontam para os possíveis ganhos qualitativos que muitas crianças podem ter por meio das interações estabelecidas no contexto escolar. Seja com professores, materiais concretos (brinquedos) ou com coleguinhas de classe, esse contato, a construção coletiva, as trocas de experiências, possibilitam o desenvolvimento biológico, psíquico, e social que são – ou deveriam ser – os três grandes pilares da educação escolar contemporânea.

Muitos leigos ou pais ainda percebem a educação infantil como um grande passatempo e a escola como um espaço apenas para brincadeiras e jogos. É verdade que diversas brincadeiras e jogos façam parte sim das atividades cotidianas no ambiente escolar, no entanto, é importante ficar claro que todas essas atividades, dependendo do enfoque e abordagem do educador, têm uma valiosa contribuição pedagógica para o desenvolvimento dos pequenos.

Assim, para mim, apresenta-se como emergência a escola brasileira contemporânea que as propostas pedagógicas e atividades propostas tenham a criança, o seu desenvolvimento futuro como centro do trabalho escolar. Diretores, pais, responsáveis e educadores precisam assumir que a escolarização de nossas crianças nessa etapa tem sua parcela de importância. Refletir sobre isso, sobre a relevância da educação infantil como promovedora de novas condições aos pequenos é um imperativo. Portanto, vamos refletir?

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Autor: Cheyenne Fernandes Duarte


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