PIBID: laboratório de experiências em tempo real



RESUMO O artigo trata da importância do estágio na formação do profissional referenciando as graduações de licenciaturas, neste caso ganha destaque o curso de Pedagogia que com a ajuda do Programa Institucional de Bolsistas Iniciação á Docência – PIBID vêm antecipar o vínculo entre os futuros docentes e as salas de aulas na rede pública de ensino. A experiência do curso de Pedagogia ganha destaque na Unidade escolar Grupo Escolar Municipal Firmino Alves situado no município de Itabuna cujo IDEP (Índice de Desenvolvimento da Escola Pública) é inferior a média nacional 4,6, onde as Bolsistas ID desenvolveu um trabalho pedagógico através da ludicidade que auxiliou no resgate do recreio que se extinguiu na unidade devido a violência constate que ocorria, e ao mesmo tempo propôs uma melhoria na aprendizagem dos educando. Desta forma, diagnostico, empenho, as discussões, as pesquisas favorecem ao profissional em formação uma nova postura frente a sua área de atuação e principalmente quando é possível conciliar com a pratica por meio de estágios ou programas com mesmo fins. Palavras-chaves: formação de professores, PIBID, Lúdico, ensino e aprendizagem.

Download do artigo
Autor: Tamara Santos De Santana


Artigos Relacionados


Escola X Família No Contexto Escolar

Antigas Estruturas

Conhecendo O Papel Do Professor No Processo Ensino Aprendizagem

A Construção Do Projeto Político-pedagógico

Critérios De Avaliação No Processo De Ensino Aprendizagem Escolar Dos Professores Do 1° Ano Do Ensino Fundamental

Relatório Final De Estágio Supervisionado De Ensino I (educação Infantil)

Dislexia E O Fracasso Escolar