Temas Transversais nos PCN`s



Os Temas Transversais nos PCNs

                Os temas transversais são sete, sendo: Ética, pluralidade cultural, meio ambiente, saúde e orientação sexual. A transversalidade propõe que esses temas sejam tradados de maneira articulada com as matérias curriculares. Dessa forma, procura-se que estejam presentes em todas as áreas, estabelecendo uma relação entre os conteúdos clássicos e as questões da atualidade.

                O objetivo dos temas transversais é reunir uma serie de valores e padrões de conduta que se quer construir nos alunos no processo de escolarização. A ideia é que o professor articule o tema trabalhado em sala com esse conjunto de valores. Os temas transversais não pretende incluir novos conteúdos nas disciplinas, mas alertar para temas de importância social.

                A preocupação com a ética esta presente em todas as tendências pedagógicas. E a ética na educação escolar esta sempre e intimamente associada à formação de valores e padrões de conduta, presentes nas preocupações dos professores. A ética diz respeito as reflexões sobre as condutas humanas em geral. Tendo como objetivo a formação de valores, debater os valores e regras morais, combinando afetividade e racionalidade.

                A pluralidade cultural tem como pressuposto, que para viver democraticamente em uma sociedade plural, é preciso respeitar as diferentes culturas e grupos que a constituem. A pluralidade, diz respeito ao conjunto de diversidades da sociedade atual. Trata com ênfase excessiva a trajetória histórica das diferentes etnias que compõem o povo brasileiro. Tendo como objetivo enfocar as diferenças de raças que formaram o Brasil atual, assim como as diferenças culturais, do plano cultural e social.

                No tema meio ambiente temos como pressuposto que o ser humano faz parte do meio ambiente uns dos outros, e as relações que estabelecemos entre nós – relações sociais, econômicas, culturais – fazem parte do nosso meio e , portanto são objeto da área ambiental. A questão ambiental refere-se as relações coletivas e individuais. É coletiva no sentido de questionar a base consumista da nossa sociedade, que implica não só numa desenfreada depredação ambiental, como também num aumento substancial do tempo de trabalho dedicado a garantir a manutenção da vida humana. Dessa forma, quanto mais os seres humanos tem aumento de produção de bens, mais tempo é gasto para obterem poder aquisitivo para a sobrevivência. Por outro lado, cada indivíduo, ou grupo, mesmo que com alcance extremamente limitado, pode e deve tornar o seu meio melhor. Tendo assim como o objetivo compreender o ambiente como uma grande teia da qual o ser humano representa um elemento. Refletir sobre como devem ser as relações socioeconômicas e ambientais, para melhor tomarmos as decisões a cada passo, na direção de metas, desejadas por todos, como a mudança cultural, a qualidade de vida, o equilíbrio social.

                O tema transversal da saúde apresenta esta discussão de forma bastante diferente da que tradicionalmente vem sendo praticada na escola. Tendo como pressuposto o nível de saúde das pessoas reflete a maneira como elas vivem, numa interação dinâmica entre potencialidades individuais e condições de vida. Aponta que as condições de vida são fundamentais para a saúde, mas que o autocuidado deve ser um parceiro permanente. Reconhecendo a saúde como um estilo de vida, construído desde a infância a partir de valores observados. Formando a motivação e a capacitação para o autocuidado. Compreendendo a saúde como direito e responsabilidade pessoal e social.

                O PCN faz a seguinte observação ao conceito referente ao tema transversal Orientação sexual. Orientação sexual: atuação coletiva com objetivo pedagógico. Educação sexual: atuação familiar no espaço domestico. A orientação sexual na escola deve ser entendida como um processo de intervenção pedagógica. Objetivando transmitir informações e problematizar questões relacionadas a sexualidade, incluindo posturas, crenças, tabus e valores a ela associados; discutir de diferente pontos de vista associados à sexualidades, sem a imposição de determinados valores sobre outros; reconhecimento de manifestações sexuais passiveis de serem expressas na escola; propiciar aos jovens a possibilidade do exercício de sua sexualidade de forma responsável e prazerosa.

                Trabalho e consumo, diretamente a escola trabalha com valores, representações e posicionamentos relativos ao mundo do trabalho e do consumo. É necessária a valorização de determinados profissões e tipos de trabalho, assim como sua tradução em praticas de consumo, na posse ou não de objetos ou marcas de distinção social. Sugerindo uma desigualdade de posições nessa interdependência mundial entre chamados países centrais e periféricos. O trabalho é definido como a modificação da natureza operada pelos seres humanos de forma a satisfazerem suas necessidades. A proposição deste tema transversal implica numa educação para as condições de trabalho, não apenas de habilidades ou saberes, mas de como esta organizada, seus problemas e suas diversidades. A mesma proposição implica numa educação para o consumo, no qual se aprenda a lidar com necessidades que se associam ao desejo e para as quais somos seduzidos por uma complexa rede de estratégias de marketing e propaganda.


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