Do Texto ao Trabalho Científico



Autora: SOBREIRA,R. C.de F.

Este artigo tem por objetivo mostrar a importância da atividade de se produzir textos e artigos de trabalhos científicos, com base em pesquisas, na graduação. Na construção de conhecimentos, a idéia de pesquisa é vista como um princípio educativo que é a base pertinente, referente da aprendizagem. O trabalho científico de texto e artigos de pesquisa é uma atividade que os alunos da graduação podem e devem fazer, para aprender melhor e tornarem-se profissionais capazes de usarem a pesquisa como processo permanente de renovação de seu conhecimento e de sua competência, bem como qualquer artigo que se faz para publicar em revistas ou apresentar em seminários.

Conhecimento não é coisa que se copia. É uma construção, uma produção. O texto se define como a palavra citada por um autor para demonstrar algo. O texto não tem característica de artigo cientifico. Busca-se demonstrar a importância da reflexão que envolve a pesquisa e, a produção de textos a partir do conceito dialógico que possibilita enxergar, o texto de pesquisa como processo dialógico de construção do conhecimento.

A pratica de pesquisa tem sido cada vez mais motivada na graduação e todo incentivo se faz pela própria melhoria na qualidade da aprendizagem do educando, pois é pesquisando, criando e recriando que ele desenvolve sua capacidade reflexiva diante da realidade. O incentivo á produção de textos permite que o estudante se reconheça como sujeito ativo de sua aprendizagem, como aquele que é capaz de pensar, refletir e compreender fatos (é qualquer coisa que existe na realidade) e fenômenos (que é a percepção, a compreensão de fato) que necessita ou quer estudar.

Para produzir textos de pesquisa, o estudante busca informações necessárias á construção de seu conhecimento o que de modo geral contribuirá para a produção cientifica de artigos, monografias e teses. É através desta busca, que o faz adquirir informações sobre o assunto pesquisado e o permite conhecer as idéias expressas por outros autores e estabelecer um diálogo, uma troca de idéias. O diálogo se caracteriza pela interação do aluno com o autor do texto.

O artigo científico requer uma construção mais elaborada que envolve dois relevantes argumentos: a premissa – proposta e a conclusão. O aluno pesquisador cria seus textos com base em reflexões e analises de outros textos que são objetos de seus estudos, os quais abordam mantendo um vinculo dialógico com o autor do texto abordado. O ato de pesquisar proporciona o pesquisador a ter condições de construir seu conhecimento. Seu trabalho de pesquisa, sua capacidade de elaborar é a resposta do que assimilou, compreendeu em suas buscas.

O processo de elaboração do texto de pesquisa comprova o caminho re-construtivo e permite manejar conhecimentos no sentido de saber pensar. Quando o estudante consegue executar esse manejo do conhecimento, ele vence o desafio de construir e produzir o texto de pesquisa, como atividade cientifica, como produção de um saber. A pesquisa, em geral, envolve a escolha de um tema que é tratado sob a problematização especifica e clara do que se quer pesquisar e, sua abordagem segue uma idéia definida pelo autor, que determina e traça os objetivos da pesquisa.

O tema indica problema circunscrito do qual vemos o começo e o fim. Não se pode confundir o tema com a temática, a qual poderá ser comparada a um bosque e, o tema á uma árvore. Então, é fundamental encontra a árvore que interessa, com a qual se identifica melhor, porque já leu e discutiu algo a seu respeito, têm dados e se familiariza melhor com ela.

Para aclarar o tema e direcionar o trabalho de pesquisa, formulamos a hipótese de trabalho, que significa apontar para o problema, a questão, que se quer resolver ao tratar o tema. A hipótese envolve cinco itens importantes:

a)diz onde se quer chegar;

b)o que se quer mostrar ou abordar;

c)aponta como suspeita aberta para dar conta do fenômeno;

d)no desenvolvimento do projeto pode ser confirmada ou negada;

e)a hipótese define melhor o tema.

A relevância do projeto de pesquisa é mostrar capacidade de delimitar e definir conceitos e métodos. Este trabalho procura demonstrar que a pesquisa é o caminho de todo estudante da graduação ao doutorado. A interação, o dialogo com as idéias de outros autores ajuda a desenvolver a capacidade reflexiva e a questionar a realidade. O incentivo que se dá á produção de textos de pesquisa constitui-se na própria aprendizagem do aluno, que pode ser representada como processo de aquisição e, de compromisso com a construção de conhecimentos.

"Todas as informações contidas neste artigo são de responsabilidade da autora".

Bibliografia:

FERREIRA, V.M. A pesquisa como um processo dialógico na produção do conhecimento. Cadernos. Centro Universitário São Camilo, São Paulo. V.12, n.3, p. 95-98, jul./set.2006.

DEMO, Pedro. Motodologia do conhecimento cientifico.São Paulo: Atlas,2000.

Regina Célia de Freitas Sobreira

Titulo acadêmico: Licenciada em Pedagogia, UFV/MG/1987

Tel.: 3891-3408

E.mail: [email protected]

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Autor: Regina Sobreira


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