O Designer Instrucional do Curso Políticas Públicas Educacionais



RESUMO

A educação a distância vem se desenvolvendo rapidamente como uma modalidade de ensino que exige das instituições que a oferecem, o fortalecimento das competências do seu quadro de profissionais, com vistas a atender a essa demanda e responder aos desafios da atualidade. A implementação e a implantação de um curso nesta modalidade não é tarefa simples e requer a participação de uma equipe multidisciplinar com saberes específicos, da qual faz parte o designer instrucional. Responsável pelo planejamento, desenvolvimento e aplicação das situações didáticas do curso a distância, torna-se imprescindível que o designer instrucional esteja preparado para exercer suas funções. Esta monografia teve como foco o Curso Políticas Públicas Educacionais e buscou apontar as competências consideradas necessárias a um designer instrucional para que, alinhado às estratégias de sua organização, possa atuar com eficiência e eficácia no exercício de suas atividades profissionais. Para tanto utilizou-se, além da composição de um quadro referencial teórico com autores que tratam das competências necessárias a este especialista, a observação participativa (investigação empírica) da pesquisadora. Foram analisados os recursos do designer instrucional, tais como, o Mapa de Atividades, a Matriz de DI e o Storyboard, os quais possibilitaram a identificação dos resultados do Curso, bem como a identificação das competências necessárias ao designer instrucional. Ressalte-se a existência de um peso substancial, no fracasso ou sucesso de um curso a distância, atribuído às competências do especialista.
Palavras-chave: Políticas Públicas Educacionais. Design instrucional. Competências.

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