Cabos de ancoragem na plataforma petrolífera



cabos de ancoragemOs cabos de ancoragem são utilizados em plataforma petrolífera, também referida como plataforma offshore. Estas plataformas são uma grande estrutura em alto mar utilizada para abrigar trabalhadores e as máquinas necessárias para a perfuração de poços no leito do oceano, para a extração de petróleo e/ou gás natural, processando os fluidos extraídos e levando os produtos, de navio, até a costa.

Dependendo das circunstâncias, a plataforma pode ser fixada ao solo marinho, pode consistir de uma ilha artificial ou flutuar, e ai está a importância dos cabos de ancoragem.

De acordo com a finalidade que se destina e a profundidade da lâmina d'água em que irá atuar, as plataformas podem ser: fixas, Autoelevatórias , Plataforma de pernas atirantadas, Navios-sonda , entre outras. Utilizando sempre os cabos de ancoragem.

Usam-se cabos de ancoragem nas Plataformas Semissubmersíveis (Semi-Sub Plataform)- são compostas de uma estrutura de um ou mais conveses, apoiada em flutuadores submersos.

Uma unidade flutuante sofre movimentações devido à ação das ondas, correntes e ventos, com possibilidade de danificar os equipamentos a serem descidos no poço.

Por isso, torna-se necessário que ela fique posicionada na superfície do mar, dentro de um círculo com raio de tolerância ditado pelos equipamentos de subsuperfície. 

Dois tipos de sistema são responsáveis pelo posicionamento da unidade flutuante: o sistema de ancoragemm que se utilizam cabos de acoragem e o sistema de posicionamento dinâmico.

O sistema de ancoragem é constituído de 8 a 12 âncoras e cabos de aconragem e/ou correntes, atuando como molas que produzem esforços capazes de restaurar a posição do flutuante quando é modificada pela ação das ondas, ventos e correntes.

No sistema de posicionamento dinâmico, não existe ligação física da plataforma com o fundo do mar, exceto a dos equipamentos de perfuração. Sensores acústicos determinam a deriva, e propulsores no casco acionados por computador restauram a posição da plataforma.

As plataformas semissubmersíveis podem ou não ter propulsão própria.

De qualquer forma, apresentam grande mobilidade, sendo as preferidas para a perfuração de poços exploratórios, por isso precisam de cabos de ancoragem com qualidade.


Autor:


Artigos Relacionados


Vento

O Tombado

15 De Outubro

Mulher Ii

Azar

Poesia

A Destinação Da Sabedoria