A hora da luta



A hora da luta

         Álvaro Cardoso Gomes, 28 de Março de 1944, é critico literário, ensaísta e romancista brasileiro, que morou em Americana quando criança, se mudando para São Paulo, quando mais velho, e isso ele usa como um cenário de algumas obras suas, como “A hora do amor”, “Para tão longo amor” “A hora da luta”, entre outros. É autor de vários livros juvenis, e também de contos, romances e poesias para adultos tendo em sua coleção de livros que ele mesmo fez mais de 30 livros. Já realizou livros de Literatura Juvenil, Ficção e poesia, Literatura infantil e livros acadêmicos.

         No livro “A hora da luta” (da editora FTD S.A, com 189 páginas, o livro é apresentado por capítulos e em primeira pessoa), fala sobre um homem chamado Roberto (Beto) que morava em Americana, e que se mudou para São Paulo em busca de trabalho e de uma vida melhor. Mas ele acaba se metendo em encrencas na política e também em algumas brigas com a pessoa amada (Lúcia Helena), a ai começa a história de Roberto. É uma história de romance, mas também com política envolvida no meio, que gera vários problemas na vida de Roberto, com seus amigos e sua pessoa amada (Lúcia Helena).

         Roberto no começo tem uma vida boa, mas quando se muda para São Paulo á vida dele começa a se agitar logo no primeiro dia. Depois que ele começa a se envolver com pessoas comunistas, a vida dele vira uma bagunça, pois ele mistura romance com literatura e se confunde todo aumentando mais os seus problemas. E Só depois que ele perde o emprego que começa a pensar melhor e arrumar a sua vida.

         O livro de Álvaro Cardoso Gomes conta uma ótima história, que é bem elaborada, mas é um pouco cansativa de ler, por conta das repetições de frases, e de palavras a todo o momento, e também não é uma história muito emocionante na parte do romancismo, já que a história começa a ficar interessante a partir da página 130. Mas também o livro “A hora da luta”, por outro lado é bom, por que mostra o significado das palavras e de sigla na parte de baixo de cada página, trazendo informações ao leitor. Um bom livro para ler.


Autor:


Artigos Relacionados


Romance Da Década De 60 (a Hora Da Luta)

Amor E Revolução

Resenha De ''a Hora Da Luta''

Revolução Dos Jovens

Resenha De ''a Hora Da Luta'' - Entre A Vida Pessoal, E O Apoio A Massa

Amor E Revolução

Movimento Estudantil Contra Ditadura Militar